A lenda da autoaceitação

Bateu a onda do empoderamento.

Assim, não que eu não ache importante... só acho que pouquíssimas pessoas mulheres r e a l m e n t e  aprenderam a se aceitar como são.

Acredito que exista muito mais a consciência de que elas precisam se aceitar, de que podem e devem ser empoderadas, porque muitas mulheres lutaram pra que a gente tenha essa liberdade hoje e etc, do que uma real consciência de quem você é, e aceitação disso.

Que você não precisa de depilação, que você não precisa de maquiagem, que você não precisa acordar linda, que seu corpão gordo é maravilhoso, que é ok e é lindo envelhecer e que você precisa aceitar o seu cabelo branco sim.

Só que você não precisa.

É difícil demais passar a sua vida inteira acreditando que o seu biotipo é feio, que você nunca vai ser magra o suficiente, que seu cabelo não é bonito igual do comercial da TV, que sua pele não é lisa o suficiente, que sua cor não é a cor do verão, o que não significa que se você for negra estará imune, porque mulheres negras também precisam estar dentro de um padrão aceitável de negra (a mulata exportação). Qualquer coisa fora disso e você já não e adequada.

Então de repente começa a onda do empoderamento e você é cada vez mais encorajada a se aceitar do jeitinho que você é.

Só que isso é muito lindo online

Todo mundo diz que gordo é lindo, mas na balada ninguém quer pegar o gordo.

É lindo ser negro, desde que você não seja um.

Todo adolescente quer ser chavoso, mas moram em condomínio e usam Iphone.

Os caras são desconstruidões na internet, dizem que mina pode tudo, discutem com o colega machista nos grupos, porque """""nem todo homem""""... mas as estatísticas de violência contra a mulher não estão diminuindo.

Ou seja.

Todo mundo tem o discurso correto na ponta da língua na internet. Todo mundo enche a galera das ciências sociais de orgulho nos debates online. Mas na vida real as coisas não estão mudando. No almoço de família ninguém se impõe. Tá todo mundo de dieta porque o verão está chegando, seja pra perde 2kg ou pra perder 5kg. 

Porque é lindo ser gordo desde que seja com a vizinha, com a amiga gorda empoderada. Enquanto você... tá sempre achando que vai ficar mais bonita se perder 2kg.

Me aceito 100% como sou hoje? Não, não mesmo. Melhorou muito, mas tá longe de ser o ideal.

Mas hoje eu entendo que não é culpa minha. Por mais que eu tente mudar a minha mente, o mundo está o tempo todo me dizendo que é mentira. Vocês mentem.


Um comentário:

  1. Hoje não sou a pessoa certa para comentar esse post, mas temos os leitores que temos... Eu acho que estamos perdendo nossas batalhas, eu me sinto perdendo todo dia, é um 7x1 diferente todo dia e as coisas não estão melhorando... O máximo que eu consigo fazer é conferir as partes do corpo, a sensação do vento ao redor e ver que não estou caindo ou me afogando (eu morro de medo de voltar a me sentir assim pq não sei se consigo para a queda de novo). Eu me sinto muito como Alice em Através do Espelho, o máximo que eu consigo é tentar não esquecer meu nome, mas como Alice também sei que nessa caminhada existem amigos, poucos e bons que guardam em si sinceridade e verdade e apoio e acho que isso ajuda a não pirar.

    Acho você tão linda Day, tão sincera, tão você mesma, tão de verdade... tão intensa...

    ResponderExcluir

O que você achou deste Post?
Deixe sua opinião.
Obrigada pela sua visita!