Torta de climão - Filmes de reunião em família

Já disse Tolstoi: "as famílias felizes são todas iguais, mas cada família infeliz é infeliz à sua maneira." 

E se tem uma coisa que eu amo nesta vida é chocolate não pera,é filme de reuniões em família. Porque sempre dá uma bosta e você sempre vai se lembrar de algo que aconteceu na sua própria família.


ixi ó lá a tia Ana bebeu demais e já tá soltando as verdades

E representando todo este amor fraternal, vou listar alguns filmes de reuniões em família que dão uma bosta, que eu mais gosto. Pegue sua pipoca e let the tretas begin!

1. Festen


O meu favorito da lista é este filme polêmico do diretor Thomas Vinterberg. Uma premissa super simples, onde uma família se reúne em um Hotel para a comemoração de aniversário do Patriarca. Preconceito, abusos sexuais e violência doméstica são retratados de forma crua. Conforme o filme vai avançando, você vai dizendo "que porra tá acontecendo aqui?", com uma frequência cada vez maior. 

Além de ser gravado de forma simples, com luz natural e sem efeitos ou trilha sonora, seguindo o estilo câmera da mão de um dos meus diretores favoritos, Lars Von Trier (Lars e Thomas são amigos e criaram juntos o Dogma95), Festen e um filme feito para incomodar, desafiando completamente o modelo de família de comercial de margarina, tão forçadamente vendido pelo cinema americano.

Se tem um filme desta lista que você deveria assistir, é Festen.

Classificação torta de climão: 10

2. Álbum de Família



Este cartaz maravilhoso foi o que me fez correr louca pra assistir ao filme, na ocasião de seu lançamento. Porque né, muito amor nas tretas.
Então o Patriarca da família morre e geral se reúne para o funeral. A mãe, Violet e a filha Barbara não se bicam muito, e o reencontro é a oportunidade perfeita para trocas de acusações que causam aquele mal estar que só quem já presenciou estes momentos em família conhece bem. Tem a filha da Barbara que se envolve com o namorado da tia, tem a irmã da Barbara que tem romance às escondidas com o primo e tem a Maryl Streep sendo absoluta no papel da Matriarca Violet. Eu me imagino uma velha tipo a Violet, que mulher detestável! E claro, tem um segredo de família pra foder tudo de vez.

Classificação torta de climão: 08

3. O casamento de Rachel



Rachel é a filha perfeita, que vai se casar com o homem da sua vida. Daí a família toda se reúne pro evento que dura, sei lá, uns 3 dias. A irmã mais nova, Kym, sai da clínica de reabilitação e é ela a figura que causa os maiores desconfortos da reunião em família. O pai tem uma certa obsessão pela garota, o que deixa a irmã que vai se casar puta da vida, afinal, ela deveria ser a protagonista, uma vez na vida. O filme todo é sobre a disputa por atenção entre as duas irmãs.

Classificação torta de climão: 06







4. O Verão do Skylab


Toda a família se reúne para comemorar o aniversário da matriarca. São muitos personagens, muitas crianças, todo mundo fala ao mesmo tempo, uma coisa bem irritante. Tem os tios com visões políticas diferentes, tem a criança se descobrindo homossexual, a garota descobrindo as primeiras paixões, o vovô deprimido, e tudo isso com a iminência da queda do satélite Skylab na região.

*e esta capa super Wes Anderson? *.*

Classificação torta de climão: 04







5. Deus da Carnificina



Não é exatamente uma família reunida e sim, duas famílias. Dois moleques brigam na escola e os pais resolvem se encontrar para resolver a situação. O que começa educadamente, se torna um ringue de troca de ofensas. As máscaras vão caindo e a briga de casal contra casal acaba se tornando uma DR coletiva, e daqui a pouco já está todo mundo contra todo mundo. Um samba do criolo doido. O filme se passa inteiro em uma sala, e os atores conseguem sustentar até o fim com muito talento e vergonha alheia. E pra completar, é um filme de um dos meus diretores favoritos, Roman Polanski.

Classificação torta de climão: 6




6. O Anjo Exterminador


No caso não é uma família reunida, mas sim o que considero uma junção de Festen com Deus da Carnificina. São várias pessoas, dentre eles alguns casais, que são convidados para um jantar em uma manção, e por algum motivo desconhecido, eles não conseguem ir mais embora. Depois de um dia inteiro lá, as máscaras vão caindo, as verdades vão aparecendo, os preconceitos e valores morais. O filme é de 1962, dirigido por Luis Buñuel, e se trata de uma crítica a sociedade burguesa da época.

Classificação torta de climão: 5




Tem algum filme do tipo que você gostaria de me indicar? Deixa nos comentários! ;)


_________________________________________

Curta a fã page do Penso. Me siga no twitter.

6 comentários:

  1. Confesso que não costumo assistir muitos filmes com essa temática, mas achei bem interessante todos que você listou, desses só conhecia de nome O Casamento de Rachel, que não assisti ainda.

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nem o anjo exterminador eu vi, já que sou fã de cinema antigo, mas Buñuel é difícil. Polanski, não assisto a um dele faz tempo. Pela presença de Meryl Streep escolheria Álbum de família. Lista eclética no quesito direção.

    ResponderExcluir
  3. Day, gostosa, partiu ver Festen e o Anjo Exterminador! Parecem ser bem "incomodadores". ;)
    Adoro filmes assim!
    Um abraço, bonita.

    Blog || Fan Page

    ResponderExcluir
  4. Caramba, eu não conhecia nenhum desses filmes hahaha acho que não assisto muito filmes de familias&tretas haha

    ResponderExcluir
  5. Minha família já é um tormento, que dirá assistir isso em HD? rsrs.. Muito boa as dicas, vou procurar assistir todos! Bjo

    ResponderExcluir

O que você achou deste Post?
Deixe sua opinião.
Obrigada pela sua visita!