3 livros que mudaram a minha vida

Há tempos não falo sobre livros aqui no blog, uma das minhas grandes paixões. Apesar de ter deixado esta paixão esfriar, quero aproveitar um dos temas do Rotaroots deste mês e listar os três (só três?) livros que mudaram a minha vida.

1. O Chefão -  Mario Puzo

1 livro, 3 filmes. Um combo que definitivamente mudou a minha visão sobre diversas coisas. Foi a 1° vez que li uma literatura realmente para adultos. Eu tinha 15 anos e ao terminar de ler O Chefão, estava pronta para deixar Paulo Coelho de lado mentira, eu nunca deixei

Este livro me deu um ponto de vista diferente da literatura. Foi a primeira vez que me aventurei em uma história com tantos personagens, que eu cheguei a me perder algumas vezes, não sabia mais quem morreu, quem traiu, quem casou - chupa essa R.R. Martin, Mario Puzo fez primeiro.

É impossível ler este livro e não querer fazer parte da família mafiosa de Don Vito Corleone eu queria ser o Michael

2. As Brumas de Avalon - Marion Zimmer Bradley

Uma das coisas mais lindas que tive o prazer de conhecer na minha vida, certamente foi o incrível universo místico das mulheres da era Arthuriana. Eu já era fã dos cavaleiros da távola e de todo o background da velha Bretanha. Mas conhecer mais da antiga religião e das mulheres poderosas que mudaram a história - ficticiamente falando, ok - foi defitivamente, mind-blowing pra mim.

Embora tenha achado a Guinevere muito fraquinha (prefiro mil vezes a Guinevere badass do Bernard Cornewell), ainda assim amo a atmosfera suave, mística e mágica. E sonho até hoje com o mundo das fadas, claro.

3. O Morro dos ventos uivantes - Emily Brontë.

É uma das minhas histórias de amor e tragédia favoritas. Eu sou muuuuito Catherine, dramática, teatral, louca, capaz de morrer só de birra. É minha cara morrer de birra.

Mas ela é também intensa, passional (e poliamor, a parte mais legal haha). em uma das minha passagens favoritas, ela diz:

"...o que me faz viver é ele. Se tudo o mais acabasse e ele permanecesse, eu continuaria a existir; e, se tudo o mais permanecesse e ele fosse aniquilado, eu não me sentiria mais parte do universo. Meu amor por Linton é como a folhagem de um bosque: o tempo o transformará, tenho a certeza, da mesma forma que o inverno transforma o arvoredo. O meu amor por Heathcliff lembra as rochas eternas: proporciona uma alegria pouco visível, mas é necessário. Nelly, eu sou Heathcliff! Ele está sempre, mas sempre, no meu pensamento; não como uma fonte de satisfação, que eu também não sou para mim mesma, mas como eu própria." 

E Heathcliff? Heathcliff é tão o tipo de cara errado, egoísta, cruel, vingativo, louco... o tipo de homem por quem eu morreria só de birra.

________________________________________________

São três livros (na verdade, 6, pois As Brumas de Avalon é uma quadrilogia), que eu li jovem, por isso ajudaram a construir meu background cultural, somaram-se ás minhas referências e fizeram meu nível literário subir muito. 

E qual o livro que marcou e mudou a vida de vocês, em algum nível?

________________________________________________
Curta a fã page do Penso. Me siga no Twitter.

5 comentários:

  1. O Morro dos ventos uivantes é mesmo maravilhoso. Foi um livro que não mudou a minha vida (rs), mas marcou, com certeza.

    Beijo,
    Jana.

    ResponderExcluir
  2. Cê citou 2 (5, na verdade, risos) dos meus livros preferidos: As Brumas e O Morro. Quero te dar abracinho! ♥

    ResponderExcluir
  3. O morro dos ventos uivantes! <3

    Adorei ele, os outros dois não conheço.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Comprei a coleção das Brumas recentemente e já comecei a ler mas tô alternando com outras leituras... to amando!

    ResponderExcluir
  5. Vou escrever bem pequenininho aqui: nunca li O morro dos ventos uivantes. Shake on me né! Minha leitura tá meio parada por motivos de "troca de fralda" kkkk mas vou colocar na lista de leitura. As Brumas é clássico né! Acho que tá nos favoritos de muitos. Um livro que mudou minha vida: O diário de Anne Frank (eu era muito nova quando li e entendi a realidade da guerra, do sofrimento, fiquei em choque mesmo). Beijos pra você!!

    ResponderExcluir

O que você achou deste Post?
Deixe sua opinião.
Obrigada pela sua visita!