Livro: Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios

A literatura nacional produz muitos escritores ótimos e que infelizmente, são encobertos pelas frequentes hypes de escritores gringos badalados. Em meio a isso, alguns colegas me indicaram o livro Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, de Marçal Aquino.

Cauby é um fotógrafo que se muda para o interior do Pará, um lugar distante e pobre, onde conhece Lavínia, a mulher de um tradicional pastor da cidade. Lavínia é uma mulher simples de beleza ímpar que envolve Cauby em seu charme. Logo, o fotógrafo descobre que Lavínia não é apenas uma mulher e sim duas. Ela sofre de dupla personalidade, uma completamente diferente da outra. Cauby se apaixona pelas duas e vai até as últimas consequências por este amor.

Encontramos Cauby em uma pensão simples relembrando o passado. O livro é não linear e por isso, é aos poucos que vamos embarcando na história e entendendo cada dilema dos moradores daquela cidade e principalmente, o triângulo amoroso entre Cauby, Lavínia e o pastor Ernani. Outros personagens participam da vida de Cauby e dos problemas daquela cidade miserável. Cauby, homem de São Paulo, aos poucos se vê envolvido até o talo com aqueles dilemas e é protagonista do triste desfecho deste drama.

O que mais chama atenção é a narrativa do Marçal Aquino, escrito como se fosse uma carta informal a um amigo. Eu adoro este tipo de escrita simples, que te prende exatamente por ser casual. Ele traça um paralelo entre os sentimentos de Cauby com os escritos do filósofo chamado Schianberg, que escreveu O amor segundo B. Schianberg. O interessante é que este filósofo é fictício e foi produzida uma minissérie homônima na TV Cultura, inspirada em seus escritos desenvolvidos por Marçal Aquino.

Esta é uma história em que o desfecho poderia colocar tudo a perder. Mas Marçal Aquino soube encerrar a história de modo perfeito, surpreendente, poético e inesquecível.

Além da linda capa, o título Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios é um dos mais bonitos que já vi. 

Leitura mais que recomendada!

________________________________________________

Curta a fã page do Penso. Me siga no Twitter.

2 comentários:

  1. Confesso que sempre paro na parte de "Literatura Estrangeira" na livraria. Mas adoro conhecer autores brasileiros. Vou checar o livro, certeza =)

    ResponderExcluir
  2. Toda vez que vc coloca uma resenha de livro me lembro que estou há meses sem ler nada, e me bate aquele peso na consciência.
    Hunf!! ¬¬
    E fico impressionada com sua capacidade de sempre arrumar tempo para ler mesmo em meio a tantos compromissos...rs....
    Isso é bom, continue assim...
    Quem sabe qualquer hora tomo vergonha na cara e volto a ler os vários livros novos que estão aguardando por mim na estante.... ¬¬
    Bjo

    ResponderExcluir

O que você achou deste Post?
Deixe sua opinião.
Obrigada pela sua visita!