Filmes recomendados #1


1. Elena (Petra Costa, 2012)
Elena é um documentário brasileiro desenvolvido a partir da história real da diretora, Petra Costa. No doc é mostrado a busca de Petra por sua irmã Elena, 13 anos mais velha que foi para Nova York em busca de realizar seu sonho: ser atriz. As cenas reais tiradas dos arquivos da família, parecem gravadas especialmente para o filme, de tão belas e poéticas que são. A narração em off de Petra também é tocante. Lindo, sensível, poesia em imagens.



2. Moonrise Kingdom (Wes Anderson, 2012)
Os personagens vivem numa ilha, onde tudo parece que está sendo encenado. É estranho, essa sensação de que os personagens olham pra você, de que sabem que estão sendo assistidos. Tão Wes Anderson. Gosto. São pré-adolescentes que protagonizam a história, um casal excêntrico que se apaixona e fogem juntos. Assim movimentam toda a cidade em busca deles, e muitas confusões acontecem. É uma mistura de beleza estética (tudo muuuito lindo), com humor. E com atores incríveis: Bruce Willis, Edward Norton, Bill Murray e Tilda Swinton.



3. O Fantástico Sr. Raposo (Wes Anderson, 2009)
Fui no embalo de Wes Anderson e vi este também. Ah mas que filme fofo. Gosto muito de animação, e esta é bem diferente da maioria. É em stop motion, como não amar? Trata-se dos dilemas da família Raposo, que precisam sobreviver quando estão sendo perseguidos pelos fazendeiros. Foi merecido ter sido indicado ao Oscar e Globo de Ouro. Elenco de peso faz a dublagem.



4. A Onda (Denis Gansel, 2008)
É baseado em uma história real, onde um professor ensina os alunos sobre "autocracia", porém decide mostrar na prática. Ele se torna líder de um grupo nomeado de "A Onda". Há diversas regrinhas que os membros devem seguir, e aos poucos, os alunos vão aderindo àquilo.  É claro que existem os resistentes, que são excluídos. Aos poucos, a onda sai do controle e o professor decide acabar com a brincadeira, porém as consequências são drásticas. Gostei muito principalmente pela demonstração do fascismo na prática: como é fácil a gente julgar, até estarmos, sem perceber, dentro dele.


Quem compra uma boneca dessas merece ter o demônio em casa - melhor comentário que já
escutei em um cinema.

5. Invocação do mal (James Wan, 2013).
Enfim alguém teve a ideia de fazer um filme de espírito decente e conseguiu não cagar tudo no meio do caminho. Este filme... foi difícil dormir! Acho que depois de taaantos filmes de espiríto / demônio / exorcismo que vi, tenho alguma mísera autonomia pra falar do assunto e olha, recomendo este, viu. Dá uns sustinhos sim e ainda tem o agravante de ser baseado em história real, o que sempre me causa arrepios.



6. Cova Rasa (Danny Boyle, 1994).
Eu só decidi assistir porque era Danny Boyle na direção e Ewan McGregor no elenco e acabei adorando! Um trio de amigos vivem juntos em um apartamento e decidem alugar uma vaga pra mais um membro. O selecionado aparece morto logo após a primeira noite no local. Junto dele, uma mala cheia de dinheiro é encontrada. Os três decidem então esconder o corpo. Uma série de confusões acontecem e o dinheiro acaba por mudá-los aos poucos. Um filme intrigante e curioso.

Qual você já assistiu?
Curta a fã Page do Penso. Me siga no Twitter.

6 comentários:

  1. Oie
    Só tinha ouvido falar de apenas de um filme das suas recomendações: invocação do mal....me interesso muito pelo gênero terror, principalmente quando tem espíritos e afins, mas não assisto sozinha pois tenho medo..hehehe! todo mundo que assistiu a esse filme com quem conversei falou que dá vários sustos, assim que é bom..

    Nas demais recomendações fiquei interessada em assistir "cova rasa", deve ser bacana, mas os demais gêneros não fazem muito a minha praia... #fresca

    Aliás, lembrei de vc esses dias, tenho assistido vááárias comédias românticas, sendo algumas delas que fizeram parte da minha adolescência...devido à insônia melhor coisa é pegar o celular e assistir alguma coisa no netflix até bater o sono....eu assisti "do que as mulheres gostam" ; "louco por você" ; "a verdade nua e crua", "o casamento do meu ex".....entre outros...hahaha.....bobinhos mas bonitinnhos!

    Assisti também um que estava classificado como terror "chernobyl diaries", adoro filmes que são baseados em tragédias reais, mas esse achei bem chato...

    beijos flor!

    ResponderExcluir
  2. Moonrise Kinkdom <33 Fantástico Sr. Raposo <33. Amei tanto ver esses filmes. recentemente vi A Onda por causa d'um trabalho de faculdade, mas ó, adorei também. O que mais achei interessante nesse filme foi ter visto o povo alemão falando sobre o nazismo. A gente tá sempre tão acostumado a ver todo mundo comentando sobre, mas até então não tinha olhado desse ponto de vista. Elena tá na minha lista de para-ver. :D

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhh, adoro dicas de filme,s livros, decoração...
    rs

    Seu cantinho é tão fofo^^

    Fiquei curiosa pra ver O Fantástico Sr. Raposo e A Onda. Invocação do Mal, não assisto nem que me paguem, rs.

    Fofa, obrigada pelos comentários la no blog, e desculpa por não ter comentando esses dias. Beijão e volte sempre.

    http://sejalivrevoe.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. gosto muito de a onda. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  5. Adoro A Onda. Agora fiquei louca para assistir Cova Rasa!!!!

    ResponderExcluir

O que você achou deste Post?
Deixe sua opinião.
Obrigada pela sua visita!