O Que Eu Aprendi Nesta Última Semana

Muita coisa aconteceu neste mês de junho e muita coisa mudou do dia para a noite.

Eu não sei que rumo as coisas irão tomar daqui para frente, mas sei que de qualquer forma o que escrevi retrata um momento histórico, e o espírito revolucionário que a nossa geração experimentou foi único. Não vou me esquecer das imagens do povo tomando o Congresso Nacional e nem do momento lindo que presenciei na Estação Faria Lima.

Junho foi o mês em que a política floresceu de forma incrível em muitos de nós. É, assim como o Oriente Médio, o Brasil também teve a sua primavera. E ficam os aprendizados:

- A discussão sobre direita e esquerda ainda pode ser tão atual quanto nos anos 60.
- Que além de esquerda e direita, ainda existem centro-esquerda e centro-direita. (?)
- O conceito de democracia que o povo tem é diferente do que o governo tem.
- A ditadura 2.0 existe! A Abin está monitorando as redes sociais!
- A mídia mudou de estratégia repentinamente sobre os protestos e aprendi que acreditar que é só porque eles acham justo é ter uma visão muito inocente de algo bem mais complexo.
- Dei uma olhada no Acervo Online da Folha de SP entre Março e Abril de 1964. Foi um exercício divertido e daí pensei: A imprensa mudou de lá para cá?



- Ainda nesta pauta, encontrei uma matéria da própria Folha assumindo ter apoiado a ditadura, como a maioria da imprensa. A gente já sabe mas é interessante mesmo assim.
- Algumas teorias surgiram nestes últimos dias de pessoas que acreditam que um Golpe de Estado seria perfeitamente possível. Outros dizem que não há contexto para isso acontecer. De qualquer forma, indico um texto contra e um a favor: Protestos em série: Golpe ou Revolução? e um explicando porque isto não seria possível aqui.
- Apesar de um Golpe neste momento me parecer inviável, bem no momento em que as manifestações começaram, foi aprovada uma regulamentação para casos de vacância da Presidência. Porque isso AGORA? Não é MUITO estranho??
- Há diversos partidos políticos - inclusive em formação - tentando tomar a frente das manifestações. Ou seja, aprendi que mesmo quando estamos em meio ao povo, sendo parte do povo, podemos ser manipulados - por gente do povo.
- O MPL abandonou os protestos exatamente por causa do motivo acima. Leia aqui.
- Li várias coisas sobre a  PEC37 até que cheguei ao texto "Porque devemos ser a favor da PEC37?". Cabeça dando nó.
- Aprendi que a Presidenta não pode tudo (que graça tem ser Presidente se não pode mandar e desmandar??). Não sei se o texto é verídico.
- Percebi que sigo no twitter gente mais ignorante que eu no que diz respeito á politica - isso até poderia ser algo positivo, só que... não.
- O Latino segue envergonhando o Brasil.

Tudo isso me fez aprender muito e serei bem mais consciente ao votar nas próximas eleições.
Já curtiu a fã page do Penso? Então clique aqui e dá uma curtida linda e cheia de amor, pois lá eu posto coisas diariamente! E também me siga no @PetitDay !

4 comentários:

  1. Que essa próxima semana seja mais calma pra todos!

    Abraços!
    http://palavrinhasmarcelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Day, todos aprendemos muito durante esse mês... acho muito legal acompanhar via blog, via tt, pessoas como você. Enfim, belo post \o/

    ResponderExcluir
  3. Como já disse anteriormente, esse mês senti o micro orgulho do Brasil, coisa que nunca havia sentido até então!
    Assim como vc, também aprendi bastante com esses episódios, pesquisei bastante e dessa forma fiquei menos alienada politicamente.
    A coisa é bem mais complexa do que muitos imaginam, concorda? Mas espero que o povo não desista e continue tentando mudar alguma coisa para melhor!
    No sábado teve protesto aqui na minha cidade, e por acaso eu estava em uma farmácia bem na hora que aquele povo todo começou a descer a rua, achei engraçado que o povo andava enrolado em bandeiras do brasil e etc, e gritando em uma só voz "Ei senhor prefeito, vai tomar no cú"
    Pensei o que será que essas criaturas estão esperando com essa fala? E lá se foram eles gritando repetidamente essa frase, e depois fiquei sabendo que gritaram quase o tempo todo...Maravilha de revolucionários..ehehh...espero que o resto do povo saiba mais o que está fazendo do que o pessoal aqui da minha cidade, que não faz a menor idéia pelo que estão protestando...
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Gostei mais ainda da conclusão! Outro dia estive aqui, li este post e na hora de comentar deu 'pau'. Bom, agora espero que funcione. Fui!

    ResponderExcluir

O que você achou deste Post?
Deixe sua opinião.
Obrigada pela sua visita!