O Dia em Que os Revolucionários Saíram do Sofá

O que está acontecendo atualmente no nosso país e já toma proporções mundiais infelizmente ainda não atingiu a maior parte da população que depende da mídia para ter acesso à informação. Ainda assim é triste ver tantas pessoas, mesmo com acesso à internet, que ainda acreditam que isto tudo é por dinheiro e que os manifestantes são um bando de vagabundos.


Eu estive no protesto de São Paulo no dia 17 e digo com propriedade que o que vi, o que participei foi uma causa pelo qual vale muito á pena lutar.

Saímos do Largo da Batata e seguimos em passeata até a Avenida Paulista. Não vi policial na rua durante o trajeto, porém a Av. Faria Lima e Juscelino Kubitschek já estavam devidamente bloqueadas. É assim que tem que ser, pois se manifestar é um direito nosso!

O que vimos durante o trajeto foram pessoas apoiando a causa mesmo sem participar da passeata. Pessoas participando do movimento #vemprajanela, do escritório ou de edifícios residenciais, sacudindo seus lençóis brancos e cantando junto. A cada janela animada era uma festa que a galera fazia na rua.

Em alguns cruzamentos, ônibus e carros parados por horas esperando até o último manifestante passar. Ao contrário de pessoas emburradas e impacientes, o que encontramos foram pessoasfelizes, buzinando, saindo de seus carros e manifestando seu apoio.

Tudo isso sem o a participação da policia, sem violência, sem repressões. Não estamos vivendo uma ditadura, ou estamos? Temos ainda o direito de protestar nas ruas, de nos fazer ouvir pelo mundo afora. Diversos países organizaram manifestações em apoio ao Brasil, e é vergonhoso saber que muitos brasileiros ainda estão alienados sobre o momento que estamos vivendo, quando até os países de 1° mundo se mobilizam por nós, por uma causa que não é deles!



Nosso pais e avós viveram a era Collor, e eu sempre acreditei que a nossa geração não tinha mais aquela garra, união e conscientização pelos problemas do nosso país. Agora, 2013, mês de junho,entrará para os livros de história, será ensinado nas escolas para os nosso filhos e netos. Quem duvida disso, ainda não acordou. Você quer contar a história pela perspectiva de um telespectador ou de um protagonista?

Cada grito de guerra e cada cartaz, feitos tão criativamente e expressando os tantos motivos que nos fizeram sair às ruas naquela noite, principalmente mostrando que nossa luta é apartidária, me deu um orgulho imenso de estar lá, de andar 4hs sem parar pelo meu país!

Meu país! Quantas vezes reclamei aqui no blog sobre como odeio as manias do brasileiro? A forma como as pessoas são, o jeitinho brasileiro, a desigualdade, a futilidade, os impostos... imensas vezes. Nunca fui a pessoa mais patriota do mundo, mas um dos gritos de guerra das manifestações definem bem minha opinião: "olha que legal, o Brasil parou e nem é Carnaval". É disso que estou falando, é este o país que eu quero sentir orgulho de fazer parte!

Ficar aqui repetindo tudo o que a internet já divulgou nas últimas semanas não é a minha intenção. Só gostaria de deixar registrados os fatos mais bacanas que aconteceram esta semana e que certamente arrepiaram e motivaram cada coração. É claro que os casos de vandalismo foram inúmeros, e sim, acredito que a violência como forma de protesto é válido, não tem como ser 100% pacífico.


PM senta no chão em respeito aos manifestantes (reparem aos 1:04 o policial do canto esquerdo chora)
Imagens aéras mostram uma São Paulo dominada pelo povo (e falaram que foram 65mil, meu koo pra essas pesquisas, os números ultrapassam 100mil fácil).
Vídeo imparcial da Folha mostra a violência da policia nos protestos.
- O Congresso Nacional tomado! (a galera pirou na rua quando recebemos esta notícia).



Pessoas se encontrando na Estação Pinheiros e cantando o Hino Nacional (Este momento foi incrível, eu estava lá mas minha filmagem ficou com áudio ruim. Quem não conhece este hub da Zona Oeste, as pessoas que desciam estavam indo para a linha amarela, as que subiam para a Cptm e durante todo o trajeto, agitaram sem parar! Foi linda a mobilização!).
Reporte da Globo vaiada não conseguiu fazer sua matéria (não sinta pena, a Globo é o jornalismo mais sujo e manipulador que existe!).
O aviso em coro dos manifestantes de Brasília . É isso ai Brasília! "Amanhã vai ser maior!"
- Ponte Estaiada tomada.



- E o Largo da Batata (vai dizer que eram apenas 65mil?)



- O Centro do Rio



- Manifestantes entregam Flores à Tropa de Choque


- Jornalista leva spray de pimenta no rosto


- A reporter Giuliana Vallone atingida no olho por tiro de borracha.

  
Um Tumblr com os melhores cartazes do protesto.
Anonymous rackearam o perfil da Veja no Twitter (HAHAHAHAHAH)

E por último, essa máscara representa apenas alguém que lutou contra o poder e morreu por isto, simplesmente porque era algo em que acreditava.




Eu vejo isso como um início. Mesmo, de verdade. Estou confiante de que a minha geração vai fazer história, assim como a geração dos nosso pais fizeram. Somo todos anônimos, mas temos voz.
Já curtiu a fã page do Penso? Então clique aqui e dá uma curtida linda e cheia de amor, pois lá eu posto coisas diariamente! E também me siga no @PetitDay !

2 comentários:

  1. Infelizmente, não moro em São Paulo, onde o protesto está sendo bem maior. Aqui em salvador, também temos o nosso. Como trabalho em comércio, não posso participar, mas acompanho direto, sobretudo nas redes sociais, onde faço questão de divulgar e apoiar. Isso é democracia e liberdade de expressão. E o melhor: feitos com paz, com serenidade, com objetividade.
    E tomara que dê certo. De qualquer maneira, já está dando.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Day, amei esse seu post. Desde que os protestos começaram eu estava de olho no seu blog porque tinha certeza que vc ia colocar algo e também apostei comigo mesma que vc iria participar...hehe!
    No começo eu não dei muita bola pra essa história, achei que "20 centavos" não valiam o transtorno, porém, quando vi para que lado a coisa estava indo, cheguei a sentir até um tipo de orgulho do Brasil, digo isso porque eu não sou patriota e não escondo de ninguém que tenho vergonha de ser brasileira devido a como as coisas andam neste país...Mas desta vez, pela primeira vez ao longo dos meus 26 aninhos eu senti um certo orgulho do povo...Fiquei muito emocionada com todos os vídeos que já assisti até agora sobre isso, o do hina nacional, o do pessoal falando junto em brasília, enfim, muito muito legal mesmo...Só espero que o pessoal não perca o ânimo e também espero que os vândalos e aproveitadores de bagunça não se tornem a maioria, porque vc sabe né, aqui para as coisas acabarem em pizza não custa muito...
    Na minha cidade vai te protesto no sábado, se fosse em dia de semana eu e minha amiga iríamos, mas sendo final de semana é mais complicado porque tenho o noivo japonês mais anti-brasil do mundo..hehehehe..
    Mas enfim, continuarei manifestando meu apoio de todas as outras formas que puder, inclusive pelo facebook, que acho que está sendo fundamental para evitar a manipulação de globo e companhia.
    Bom, se eu pudesse escolher, ainda escolheria ser americana, canadense, inglesa, italiana, etc, mas quem sabe um dia ainda nessa encarnação eu sinta orgulho por ter nascido brasileira...I really hope so!!!
    Bjinhos

    ResponderExcluir

O que você achou deste Post?
Deixe sua opinião.
Obrigada pela sua visita!