Ano Novo - Dívidas Novas!

Aproveitando o clima de renovação que o início do ano traz, resolvi retomar minha organização das dívidas através do método milenar chamado: Planilha do excel.

O Rapha já fez uma planilha dessas para mim, daquelas com fórmulas e tudo, que quando você mexia em algo mudava todo o resultado final - like a boss - mas acabei não conseguindo mantê-la e mais uma vez me perdi em meio as contas e fui acumulando dívidas. Quando você precisa bancar seus próprios estudos com salário de estagiário, fica um pouco complicado não acumular as contas.

Bem, a planilha que montei me encheu de orgulho! Pode não ser a planilha mais linda do mundo mas é o máximo que consegui fazer e que vai com certeza me ajudar bastante:


Aqui vou conseguir ter noção do total de ~dinheiros~ que entrou e do total que saiu. Os parcelamentos são aquelas contas que foram divididas ou negociadas em parcelas fixas e que conforme eu for quitando elas vão "sumindo" da planilha. As contas são aqueles valores que eu sempre terei que pagar, como telefone/internet, celular, Lojas de departamento onde sempre estou comprando algo, a faculdade que termina este ano e o Rapha, que eventualmente pego dinheiro dele.

Inseri a parte de gastos extras pois percebo que acabo gastando bastante com coisas na "rua", seja café da manhã em padarias/cafeterias, cinema, farmácias e etc. Estou cortando na medida do possível esses "pequenos gastos" que fazem toda a diferença, e por isso lancei um desafio de mim para eu mesma:

Não gastar no cartão de crédito.
Acreditem se puderem, eu não gasto no crédito de nenhum cartão há dois meses! Sim! Para tanto, evito levar a carteira para o trabalho, sempre levo apenas um cartão para emergências (que não ocorreram ainda) e algum dinheiro na bolsa. Pretendo não gastar até terminar de pagar os parcelamentos.

Cortar doces/sobremessas.
Eu sempre comia guloseimas após o almoço. TODOS OS DIAS. Era barrinha de cereal, salgadinho, chocolate, sorvete, bolo.. sempre comia algo. Desde setembro eu cortei essas coisas porque estou querendo perder peso, mas também por causa da quantidade de dinheiro que eu perdia nessa. É claro que não é proibido, as vezes quando estou com MUITA vontade eu compro algo, mas apenas UMA coisa e sempre na sexta-feira ou no fim de semana.

Eu vejo este planejamento como um jogo, porque assim me dá motivação de sempre anotar meus gastos e ter aquele objetivo de zerar a planilha. O bom é que dívidas não são eternas, mantendo o compromisso e não deixando acumular juros você termina de pagar e está pronta para outra! :P

Espero que o modelo de planilha que eu montei possa ajudar alguém a se organizar também, e quem sabe aceitar o desafio de não gastar no crédito e/ou controlar gastos desnecessários na rua... Compartilhem suas aventuras/encrencas financeiras!
Já curtiu a fã page do Penso? Então clique aqui e dá uma curtida linda e cheia de amor, pois lá eu posto coisas diariamente! E também me siga no @PetitDay ! Por favor, responda a enquete ao lado sobre o que você gosta mais de ler por aqui ?!

8 comentários:

  1. Gostei muito pela forma bem harmoniosa que você dividiu as receitas e despesas.
    Beijo...

    http://pernasrecatadas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu tive um problema parecido ao seu em relação aos doces, mas perdia o dinheiro pros esmaltes. Toda semana comprava esmalte, uma doideira. Até que um dia, contabilizei 70 esmaltes, calculei que cada um devia ter custado mais ou menos R$2, e fiquei triste pensando quanta coisa legal eu podia ter feito com R$140. Nunca mais comprei esmalte depois disso. :D

    Sua planinha ficou linda! Espero que consiga se organizar direitinho agora.
    Beijos, flor.

    ResponderExcluir
  3. Que boa administradora você moça. Mesmo.
    Lindo seu blog.
    Bjws, "_"

    ResponderExcluir
  4. Desculpa me intrometer, mas onde estão os livros da tua planilha? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iiiihhh Nati, neste ano os livros serão considerados "itens de luxo" haha =( triiiste!!

      Excluir
  5. Ficou uma belezinha sua planilha...rs...tomara que vc consiga se acertar agora nas contas..e uma coisa te falo, essa de docinhos e guloseimas acabam fazendo uma diferença significativa no final do mês sem a gente perceber. Quando o lanche cheddar estava em promoção de 5 reais no Mc Donalds eu cheguei a gastar mais de 100 reais no mês somente em idas para pegar o "lanchinho baratinho", fiquei indignada comigo mesma quando olhei o extrato do cartão..hehehe...agora coloquei um limite em mim: mc só 2x por semana. rsrs!
    Boa sorte com seu novo controle de gastos.
    bjinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Vc me superou! Eu coloquei um limite pra mim sobre lanches: 2 vezes por mês e olhe lá! Até pq o problema além de financeiro está pesando cada vez mais na balança.

      Excluir
  6. Dayane o lay do seu blog está muito enxuto. Gostei muito do visual. Quanto a sua planilha, tenho que tomar vergonha na cara e fazer uma para mim, pois vou gastando e gastando e nem olho quanto eu recebi no mês. Mas eu não compro a crédito. Tenho a mania de comparar tudo a vista. Se não tenho todo o dinheiro para comprar algo; junto por dois ou três meses e só depois compro, mas confesso que sem fazer uma planilha a gente gasta em coisas que não deveria.

    Beijos!

    ResponderExcluir

O que você achou deste Post?
Deixe sua opinião.
Obrigada pela sua visita!