A Polêmica dos Blogs de Moda

Praticamente todas as meninas que mantém um blog de moda conhecem a bogueira Shame; E todas que conhecem, morrem de medo de "cair" no blog dela.

Eu explico: Shame on you, blogueira!, é um blog criado para tirar sarro de blogs de moda. Vai desde erros gravísimos de português e concordância, à looks do dia e maquiagem ridículos. Eu dúvido que quem entre no blog da Shame não dê boas risadas

Apesar de aparentemente ridicularizar as blogueiras de moda, a Shame não mostra os rostos e os nomes dos blogs que aparecem por lá. Mesmo assim, as leitoras SEMPRE descobrem quem é a "sortuda" da vez, e vão lá dar uma zoada na coitada. 

Tenho uma relação de amor e ódio com o blog da Shame. Por um lado, acho péssimo ter um blog para zoar outros blogs. Por outro, ela não está expondo ninguém, e faz diversas denúncias, como o caso da blogueira metida a rica, que postou fotos de uma suposta festa de uma amiga, com o tema Tiffany&Co, sendo que as fotos foram roubadas de um site americano, e depois de ser desmascarada no blog da Shame, criou um perfil fake da suposta amiga, usando fotos de uma blogueira italiana, o que claro, também foi descoberto. E esse é só um exemplo entre tantos desmacarados no blog da Shame.

No Youpix desse ano, a Shame resolveu mostrar a cara via videoconferência, contando que 90% do que posta em seu blog, é enviado pelas leitoras. Ou seja, a galera está de olho nas mentiras e falhas das blogueiras de moda e adorariam gongar o blog alheio, e fazem isso através do Shame on you.


O que eu acho de tudo isso é: Existem blogs de moda demais por aí, pois é muito simples criar um blog e postar look do dia, seja feio ou não. A Julia Petit disse no youpix que os blogs de moda estão ai para democratizar a moda. Eu acho que mostrar um look de R$ 800,00 para ir ao cinema não é exatamente democratizar a moda. Mostrar suas "comprinhas" de maquiagem da MAC não é exatamente minha ideia de "democratização".

Niguém mostra o sapato que comprou na loja da esquina, mas mostra o que comprou na Dafiti; Mostram bolsas Prada falsificadas fingindo ser originais (coisas que também são desmascaradas no blog da Shame); E sempre que algo novo entra na moda, TODAS postam looks iguais, tornando dificil diferenciar uma das outras.

O que a Shame denuncia também, são meninas fazendo publieditoriais sem sinalizar que é um post pago. Porque quem lê o blog delas, merece o respeito de saber que ela está falando da um produto que foi paga pra falar e não uma opnião espontânea.

No fim das contas, são tudo um bando de meninas fabricadas em lote, uma querendo ser melhor que a outra, mostrando uma vida que na verdade, nem tem. E iludem as meninas (principalmente as mais novas) que acompanham esse tipo de conteúdo, e querem se tornar tão bonitas quanto elas, e usarem calça da Lewis e bolsa Prada. Isso banalizou o mundo dos blogs, desvalorizando pessoas que produzem um bom conteúdo e não tem metade dos acessos que elas tem. Desvaloriza quem escreve com cuidado e informação e não apenas imita o que vê no SPFW e no programa Amaury Jr.

É possível se vestir bem com roupas compradas em lojas de departamento. Eu não costumo acompanhar blogs de moda, pois esse não é o meu foco, não sou ligada nisso. Mas os que costumo dar uma olhada, são de pessoas simples, que nem tem tantos acessos, que mostram uma moda que qualquer pessoa pode usar e principalmente, comprar.

Não é legal a Shame gongar meninas que usam maquiagem horrorosa, afinal, gosto é gosto. Assim como roupas feias, sapatos feios, etc. Se a menina acha digno postar uma unha ou make mal feita, acho que não tem que choramingar se cair no Shame on you. Qualquer pessoa que expõe a vida na internet precisa aprender a lidar com as críticas e chacotas.

Mas gostei dela ter se revelado, mostrado o rosto e por isso vou continuar vendo o Blog da Shame, acompanhar os causos de denúncia de blogueiras de moda mentirosas; E quem gosta desse tipo de conteúdo, precisa prestar mais atenção se a blogueira está sendo sincera com você, ou apenas passando informação fake em busca de mais acessos.

Bem, esse foi o bafão do mês; Esse mundo virtual... sempre me surpreendendo e rendendo umas boas risadas.


Já curtiu a pagina do Penso no Facebook? Curte, vaaaai!
E participem dos sorteios de livros e filmes no GA!

7 comentários:

  1. Adoramos o seu blog,é maravilhoso e sempre estamos por aqui conferindo todas as novidades.
    Desejamos a vc uma ótima semana.
    Super beijos da Glorinha.
    Estamos com a campanha Google+1 e contamos com a sua participação.
    http://sbrincos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. O pior é que isso é verdade. O que tem de menina copiando umas as outras e acompanhando conteúdo desse tipo é de certo modo assustador, chega a ser poluição visual de tão repetitivo. Legal sua opinião Day!! bjooo

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post.
    Bom, eu não acompanho a blogueira Shame, mas já vi um post ou outro e fiquei sabendo do baphão de quando ela foi descoberta.
    Acho RIDÍCULO o número de blogs de moda/make que tem por aí.
    Eu sou blogueira antiga, e sei o quanto é triste e lamentável ver esse tipo de coisa acontecendo (lê-se: essa bomba da falsa festa da tiffany), e blogueiras blogando por dinheiro, enquanto tem blogs bons DE VERDADE que não recebem se quer muitos acessos.
    Mas fazer o que =/

    Btw, adorei a foto da Barbie demôniaca hahah

    ResponderExcluir
  4. "Que a cada manhã a sua coragem acorde bem juntinho de você, sorria pra você, e o convide para viverem uma história toda nova, apesar do cenário aparentemente costumeiro."

    Caio Fernando Abreu


    ...Que lindo este cantinho!!
    adorei aqui, e com certeza ficarei :)

    estou seguindo..
    retribui??

    beijos
    http://momentosdapathy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não tenho um pingo de saco pra blogs de moda, Day. Acho uma chatice blogs com essa temática. Que idiotice isso de dizer o que combina com o que, o que a gente deve vestir, etc. Eu acho uma tolice, sério. Além de ser uma futilidade.
    Acho que só acessei uma vez esse blog da Shame porque vi a maior polêmica na minha timeline sobre ela e quis saber a razão de toda a confusão. Há uns posts engraçados mesmo, mas sei lá... eu acho chato esse negócio de gongar os outros, pelo menos quando diz respeito a gostar de uma roupa/acessório/maquiagem. O que acho legal é desmascarar esse povo que fica dando uma de ricão, mas usa roupas e acessórios falsificados. Aí sim é legal e divertido pro povo que lê o blog da Shame... hehehe.

    :*

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  6. Eu leio esse blog, alguns posts são sem necessidades, mas adoro quando ela queima essas blogueiras semi analfabetas que se acham e nem escrever o plural de avião sabem, entre outros erros super infantis, alguns posts como a pose lyndra e os tutoriais de maquiagens e unhas ridículos que algumas blogueiras com pouca ou sem nenhuma noção postam. É divertido, às vezes os cometários são melhores, esse post dessa coitada que pegou as fotos do tema Tiffany's foi demais, ser desmascarada assim é triste, mas quem manda fantasiar demais. Não sei se você chegou a conhecer um blog super famoso há alguns anos, era o queima, Jesus! Cair lá era triste, a pressão era tanta que algumas fias deletavam o blog.

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post. Concordo em gênero, número e grau. Acho que a blogueira Shame tem um lado bom e outro ruim, mas moda não é mesmo o foco do meu blog, então...

    Adorei seu blog.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir

O que você achou deste Post?
Deixe sua opinião.
Obrigada pela sua visita!