Sobre Futebol

Antes de tudo, quero pedir desculpas para quem gosta de futebol, pois minha opinião pode soar meio grosseira. Álias, não peço desculpas não, porque opinião cada um tem a sua e eu tenho vivido minha vida engulindo opiniões e discussões sobre futebol e sobre todo tipo de coisa. 

Acho que esse papo de "futebol não se discute", "religião não se discute", "gosto não se discute", é desculpa de quem não tem argumentos e/ou opnião sobre nada. Pois bem, vamos ao futebol.

tolerei futebol, já até vi uns 5 minutos de jogo, pois não tenho paciência para mais que isso. Nunca entendi, e mesmo que eu entenda, não faria diferença saber identificar um impedimento.. isso não é o suficiente para me fazer gostar.  Não passa de um jogo com um conjunto de regras à serem seguidas - e às vezes quebradas- o que é motivo para desencadear uma série de palavrões, gritos e brigas.

Algumas pessoas acreditam fortemente que futebol é cultura. Ora, futebol pode até ser cultural no que diz respeito à "costume dos povos", nada além disso. É um entretenimento, que não te acrescenta em nada. Ler e saber sobre futebol não te faz alguém melhor, não muda nada na vida de ninguém. Diferente do Cinema, por exemplo, que é uma arte

Ninguém precisa estudar para praticar futebol. Médicos estudam para ser médico, Cineastas estudam para ser cineastas, até para ser ator precisa mais do que apenas talento, precisa estudar. E futebol? Precisa de talento e um pouco de sorte, porque nem falar sua lingua materna, os jogadores sabem.. E talento para futebol.. bem, ter condicionamento físico e tática de jogo não é algo que te exija muito uso de massa cefálica.

Não acho que as pessoas não podem gostar de futebol, muito pelo contrário! Cada qual escolhe o entretenimento que preferir. Eu escolho o cinema, a música, os livros, as séries. Eu aprendo e MUITO com isso. Só acho que as pessoas precisam entender o futebol como uma diversão e não fanatismo, não deixar que isso mude a sua mente, dite o seu caráter. Não ficar frenético toda vez que passar um jogo.

 Ninguém mata porque alguém gosta de cinema e outro de teatro. Ninguém mata por gostar de ficção científica e outro de romance. As pessoas matam por um torcer para o Corinthians e outro para o São Paulo.
Ninguém briga por causa da desigualdade, não se unem na hora de votar nas eleições, e isso vai impactar diretamente na sua vida. Quem ganhou a Libertadores, não faz diferença!!

E tem mais: O que determina para qual time você vai torcer? Ah, a tradição familiar? A cidade onde você nasceu? A cidade onde cresceu? Ou seja, pensa bem.. se você não morasse onde mora, torceria para outro time. Se seu pai te influênciasse a torcer para o time rival desde criança, você torceria. Então galera.. NÃO FAZ SENTIDO!

Além de tudo isso que citei, ver Futebol não agrega em nada na vida de ninguém. Não te faz mais culto, mais inteligente. Até ver um Stand Up te informa, te alimenta de alguma forma. Ou seja, quem ganha são eles, os jogadores, os organizadores, as emissoras de TV, os patricionadores, etc. Você como telespectador é apenas mais uma fonte de renda em uma troca injusta- onde eles são os astros, que ganham milhões e fama, e você é a fonte de renda deles, que não ganha nada financeira ou intelectualmente- e às vezes até perdem.. veja os casos de quem perdeu um filho em brigas de torcidas organizadas

Como eu disse no ínico do Post.. cada um tem sua opnião, e tudo é discutível! Essa é a minha opinião, esses são meus argumentos. E os seus, quais são?

Comentem!
E que venham os HATERS!

Curta a Fan Page do Penso aqui e me siga no @PetitDay !

4 comentários:

  1. Posso dizer? AMEI seu texto. Você meio que lapidou toda a minha opinião sobre futebol e fez ela ficar mais séria, por que compartilho dos mesmos pensamentos que você. Futebol não acrescenta em nada na vida de quem torce, vê, etc. Pessoas morrem por que torcem para um certo time, isso é MUITO SEM NOÇÃO, muito fútil. E nosso país gasta milhões em estádios, jogos, jogadores, propagandas relacionadas a futebol, quando deveria investir em outras coisas MUITO MAIS IMPORTANTES --'

    Enfim, super concordo com a sua opinião sobre futebol, muito bem escrita por sinal!

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  2. Não sou fã de futebol, mas livros não deixam seu corpo saudável, muito menos as series de tv que agente senta pra ver comendo salgadinhos. E nem todo mundo escolhe o time da forma que vc falou. No nordeste tem muitos torcedores do flamengo do vasco e do botafogo, e conheço pessoas que trocaram de time depois de grandes. Que o fanatismo pelo futebol é ridiculo e leva as pessoas a fazer coisas ainda mais ridiculas eu concordo, mas não é pq é pelo futebol, qualquer fanatismo bitola as pessoas. Veja os homens-bomba por exemplo: em nome de Deus se matam e matam um monte de gente. E religião não é uma coisa inútil, às vezes é a única trava que impede alguém de surtar num momento dificil. caraca já falei tanto que esqueci onde queria chegar. Vou terminar concordando com você quando diz que sobre religiao gosto futebol e politica deve-se discutir. Eu digo discutir, e não brigar. Discutir é trocar ideias, briga envolve ódio, tapas etc. Eu acho que discutindo tudo pode se tornar menos mítico e menos tabu, o que é lucro pra todo mundo. Porém nem sempre estamos prontos pra isso. beijos!

    ResponderExcluir
  3. Bravo!Bravíssimo.É como eu digo pra quem me olha esquisito por não gostar de futebol: não me deixa mais rico, mais bonito ou mais inteligente.Em melhor forma física?Nem sempre, já que cerveja e churrasco quase sempre fazem parte das rodinhas de torcedores e jogadores de fim de semana.Os melhores jogadores do time da empresa onde trabalho estão longe de ser exemplos de qualidade de vida.Fico impressionado com o fato de tantos acharem que podem influenciar no resultado da partida com a 'força' da torcida, e ao mesmo tempo ao verem qualquer noticia sobre violência ou corrupção repetirem que o Brasil é assim mesmo.Mas a função desse esporte no nosso país é essa: servir de cortina de fumaça e corrosivo de neurônios.

    ResponderExcluir
  4. Adoro posts polêmicos, mas realmente sou adepta ao fato de que futebol, religião e política não se discutem.Não por falta de argumentos (e acho que ai foi uma coisa que você pecou e não precisava ter dito), mas porque quem gosta e é viciado/fanático não vai mudar sua opinião sobre o assunto.
    É quase um ser humano (racional) tentar convencer um macaco (irracional) de que outras frutas além da banana são gostosas.
    Não sei se você conseguiu entender o que eu quis dizer mas ok.
    Eles não vão mudar de opinião mesmo que a gente enfie a verdade guela abaixo. Eu concordo com quase tudo que você disse, mas, como diria o jaiminho do chaves, prefiro evitar a fadiga. rs

    Beijos.

    ResponderExcluir

O que você achou deste Post?
Deixe sua opinião.
Obrigada pela sua visita!