Rock Movie - part I

Essa série será feita em várias partes, pois quero detalhar bem cada filme. Não citarei TODOS os filmes com temática Rock, e sim os que assisti e que tenha gostado. Enjoy Drugs!


Confira as outras partes aqui;

This is Spinal Tap, 1984
Quando lançado, This is Spinal Tap não fez sucesso pois as pessoas acharam que era um documentário verdadeiro. Obvio que se trata de um filme em forma de documentário sobre uma banda fictícia, The Spinal Tap, que satirizava a forma de vida de bandas de Hard Rock e Heavy Metal da época. A sátira do filme gira em torno de como as bandas desse gênero tinham os nomes parecidos, de como justificavam os nomes que escolhiam para a banda, as formações das bandas, como seus ex integrantes morriam de formas estranhas, a maneira como sempre tentam dar um sentido para as letras mais sem noção, assim como para as capas dos CD's, as letras baseadas em histórias épicas, em como sempre gostavam de dizer que tinham influências clássicas, etc. [Spoiler] Em uma parte do filme, o guitarrista esta tocando uma composição sua no piano e falando que tem influências em Mozart e Bach, daí o cara que esta documentando a turnê pergunta qual o nome da música, e ele diz: "Licky my love pump" (lamba minha bomba de amor) WTF??! [Fim spoiler] Enfim, é um verdadeiro retrato de como as bandas de rock são parecidas, e usam argumentos parecidos.
O filme tem o teor de comédia, não que você vá rir litros, mas sim um toque cômico, e que retrata o universo do rock, como por exemplo, as apresentações cheias de efeitos que dão errados, os músicos se perdendo pelos bastidores do show, sessão de autógrafos em que não aparecem ninguém, brigas dos integrantes, as exigências estranhas no camarim, etc. É muito engraçado também, mas pode passar despercebido, os músicos da banda são retratados como "burros", não entendem o lógico, sendo que o produtor sempre tem que explicar (praticamente desenhar) as coisas pra eles. Se tornam preguiçosos pois se acostumam a sempre ter alguém pra fazer a parte difícil e a preocupação deles é apenas tocar (claro que não concordo que todos os músicos sejam assim, mas tem um pouco de verdade nisso).
Quando Van Halen e Brad Whitford (guitarrista do Aerosmith) viram o filme, não acharam graça alguma pois tudo nesse filme já havia acontecido com eles.  George Lynch da banda Dokken disse: "é sobre a gente, fizeram um filme sobre a gente!"
Ozzy Osbourne e Robert Plant relataram após ver o filme, que também se perdiam nos bastidores procurando o caminho do palco.
Os atores do This is Spinal Tap, realmente tocaram e cantaram de verdade para fazer o filme, e somente anos após a estréia, quando o filme finalmente passou a ser visto como uma sátira e não como uma história real, a banda fictícia Spinal Tap fez alguns shows.
Ouçam: Big Bottoms


Tenacious D- Uma dupla infernal, 2006
Todos sabem que Jack Black além de um excelente ator, é musico. Ele tem uma banda chamada Tenacious D, junto com seu amigo Kyle Gass, e esse filme é sobre ela.
No filme retrata o menino J.B quando resolveu sair de casa para poder tocar rock influenciado pelo próprio Ronnie James Dio , que faz uma participação na qual até canta no filme. No caminho conhece um gordo deprimido e velhaco (Kyle Gass), do qual se torna fã (aparentemente só ele), resolvem dividir o apartamento e os dois formam uma dupla (sim dupla!) de rock. Eles resolvem escrever uma música que pretendem tornar o novo clássico do rock e será uma passagem para o sucesso, e para isso passam a seguir uma lenda sobre uma palheta do destino feita do dente do próprio capeta, que dará sucesso à quem toca com ela. 
A comédia segue a linha do This is Spinal Tap, fazendo uma sátira com a lenda de que os roqueiros fazem pacto com o diabo para ter sucesso. Além de Dio, tem Colin Hanks (é, filho do Tom), Ben StillerDave Grohl (interpretando o diabo em uma das melhores cenas do filme, a batalha de guitarras). Bem, Dave Grohl participou de um albúm inteiro do Tenacious D como bateirista, e sabemos que Jack Black já participou de clips do Foo Fighter.
[spoiler]O filme faz referências à Laranja Mecânica, em uma cena em que jovens trajados como no filme espancam Jack e roubam sua palheta da sorte. E também referência á Senhor do Anéis, fazendo aquele que fica com a palheta ser dominado por ela [Fim spoiler]. Há outras, mas se eu ficar tentando captar todas não consigo ver o filme =D
Além claro, de músicas compostas pelo próprio Jack Black e Kyle Gass, que são ótimas, mas cuidado puritanos, as letras não são nada decentes.
Um conselho: A-S-S-I-S-T-A-M!!

Ouçam: Kickapoo

Curta a fã page do Penso. Me siga no Twitter.

7 comentários:

  1. oi oi! primeiro, amei seu blog, conteúdo bem variado e bem escrito, e que liiiiindo esse seu template!
    e segundo, vc perguntou la no meu blog se eu ia fazer intercambio, eu na verdade ja fiz no ano de 2009-2010, o meu blog era todo sobre isso e to retomando agora pq vou voltar pra visitar meus amigos e familias de la :)
    pra onde vc vai?

    ResponderExcluir
  2. Olha, o 1° eu não assisti, já o segundo eu amei! Concordei com você! =)

    ResponderExcluir
  3. Putz, tava por fora...Me surpreendi!Quanto ao Jack Black, conhecia a banda, ms nunca vi o filme.Já o primeiro, nem tinha ouvido falar.Como deixei passar essas pérolas?

    ResponderExcluir
  4. ASSISTIREI porque, néam, depois dessa propaganda, como poderia resistir?

    ^.^

    Beijocas, moça.

    ResponderExcluir
  5. Olá.Essa é minha primeira visita ao blog.Vi seu link em outro blog e resolvi vir conhecê-lo.Adorei seu blog e já estou lhe seguindo.Seu blog é muito bem organizado e suas postagens muito bem elaboradas.
    Te convido a conhecer meu blog e segui-lo também.Aguardo sua visitinha!
    Bjs!
    Zilda Mara
    http://www.cacholaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Menina, eu sou meio cinéfila, sabe? meu filmow denuncia os aluguns varios filmes que já vi, mas esses são novidade pra mim. Que coisa! colocarei na minha listinha [pra quando as ferias chegarem]. obrigada por visitar meu blog, foi uma surpresa boa te encontrar na blogosfera. bjinhos ((:

    ResponderExcluir
  7. Olá, Dayane!

    Eu estou tão atrasada para assistir filmes! Parei de assistir quando comecei a faculdade. Estou sempre ligada nas tuas dicas e assim que terminar meu tratamento farei questão de ir ao cinema.

    Beijos!

    ResponderExcluir

O que você achou deste Post?
Deixe sua opinião.
Obrigada pela sua visita!