Contos de Fadas na Telona

Esse mês estréia o filme "A garota da capa vermelha", uma adaptação da história de Chapeuzinho Vermelho. Isso me fez lembrar de vários filmes que foram adaptados dos contos de fadas originais (dos irmãos Grimm), e esse olhar mais moderno para velhas estórias pode ser bem legal. Ou não.

Chapeuzinho Vermelho / A garota da capa vermelha (2011)

O original: Uma menina que usa capa vermelha, vai levar até a casa de sua avó uma cesta de doces, no caminho atravessa uma floresta onde é abordada por um lobo, que muito esperto chega até a casa da vovó antes da garota e engole a velhinha inteira.

Na adaptação: Amanda Seyfried no papel de uma jovem que vive um um povoado aterrorizado por um lobisomem, se apaixona por um homem mas é prometida à outro, então resolve fugir.


Cinderela / Para sempre Cinderela (1998)

O original: Uma jovem muito bonita vive com a madastra e suas duas filhas feias, e é feita de escrava por elas. Até que vai ao baile onde conhece o príncipe que se apaixona por ela, e vivem felizes para sempre.

A adaptação: Drew Berrymore vive Danielle, uma jovem que passa à ser maltratada pela madastra após a morte de seu pai. Sua meia irmã sonha em se casar com o príncipe e é apoiada pela mãe. Mas o príncipe se apaixona por Danielle e os dois tem o apoio de Leonardo da Vince.



Rapunzel / Enrolados (2010)

O original: Rapunzel é uma jovem que vive aprisionada no alto de uma torre. Seu cabelo nunca é cortado de forma que ela tem uma imensa trança, que ao lança-la a baixo permite que subam por elas.. Um dia um homem escuta Rapunzel cantar e resolve salvá-la, mas a bruxa que a mantém presa o deixa cego, mas sua cegueira é curada pelas lágrimas de rapunzel, e eles viveram felizes para sempre.

A adaptação: Enrolados é uma animação da Disney, onde um bandido mais procurado do reino se esconde em uma torre, onde vive Rapunzel, uma jovem agitada e rebelde. Ela faz um acordo com ele para tentar fugir, mas sua fuga é impedida de todas as formas pela madastra má.

A Bela e a Fera (1991)

O original: Um comerciante se torna prisioneiro em um Castelo, onde mora uma Fera. Sua Bela filha se oferece para ficar no seu lugar, e os dois convivem e se apaixonam. Até que um dia a Fera fica doente e a Bela se desespera e o beija declarando o seu amor, nesse momento a Fera se transforma em um lindo príncipe, e revela que estava na condição de uma Fera por conta de um feitiço e só poderia ser salvo por um beijo do amor verdadeiro.

A Adaptação: Bom, a adaptação é uma animação da Disney, todos devem conhecer. Sei que tem um filme, mas é muito muito antigo e eu não vi.


Branca de Neve e os sete anões / Snow White and the Hutsman (Prevista 2012)

O original: Uma Rainha má e muito vaidosa se orgulha de quando seu espelho afirma que ela é a mulher mais linda do mundo, até que um dia ele afirma que existe outra mais linda: A Branca de Neve. Brance de Neve é sua enteada, e ao ser ameaçada pela Rainha, foge para a floresta e se refugia na casa de 7 anões. Até que a Rainha se disfarça de Bruxa e dá uma maça envenenada para Branca de Neve que cai em sono profundo. Com a chegada de um lindo príncipe, que lhe dá um beijo e lhe desperta do sono, vivendo felizes para sempre. 

A adaptação: Há especulações de que Kristen Stewart viverá Branca de Neve no cinema. Mas nessa versão, um caçador é enviado pela Rainha à floresta para matar a Branca de Neve, mas muda de ideia e decide se aliar à ela. Há rumores de que Juila Roberts interpretará a Rainha má. A estréia do filme está  prevista para Dezembro de 2012.

Além dos filmes com atores de verdade, claro que para todas as histórias dos Grimm tem um desenho, ou quase todas.. E há outras versões também, como "Deu a louca na chapeuzinho", enfim, quis falar um pouco das que eu conheço/assisti. E sem contar que para o meu TCC estou preparando algo sobre os Contos de Fadas na Publicidade atual, ou algo sobre a influência dos Contos de Fadas na modernidade, algo do tipo. 
PS: O que acharam do visu novo do blog? Azul Turquesa é tão retrô e cute, né? E essa Mafalda que eu roubei lá no Google, então?

Até a próxima, Drugues.

21 comentários:

  1. Adooro....a Amanda é ótima, adoro o trabalho dela em Mama Mia e Cartas para Julieta....
    Estou ansiosa pelo lançamento do filme também!!!
    Enrolados, qero ver nesse fim de semana, saiu em dvd já...amocinema#
    bjs Day

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto dessa coisa de reescrever fiel ao original.
    Há tempos ganhei um livro que chama-se "Fadas no Divã"
    Link: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=852195&sid=16485672813420369143545725&k5=2D5D6700&uid=

    Trata-se de uma abordagem sob a ótica da psicanálise sobre os contos de fada clássicos e os atuais e seus relacionamentos com a psicanálise.
    Não tenho nada a ver com a área, sou leiga no assunto, apenas leio (porque o livro não precisa ser lido numa sequência certa e vc pode ler o que mais lhe agrada) porque acho legal ver os aspectos dos contos originais e relacioná-los com nossa realidade e a realidade de uma época em que foram escritos.
    E como são cruéis os contos de fada!
    É isso que me atrai.

    Quero ver o filme!

    ResponderExcluir
  3. Nunca gostei desses contos de fada contados pela Disney, não assisti quase nenhum deles (A Bela e a Fera, inclusive). A verdade é que eu nunca curti nenhuma dessas histórias de moças esperando o príncipe encantado. Talvez eu seja feminista demais pra isso, sei lá UAUHAUHAUHUAHUA'

    Esse Enrolados é um caso a parte, porque não é tããão conto de fada assim, apesar de ser uma adaptação de Rapunzel... Esse eu gostei muito mesmo.

    Essas duas adaptações aí, da Chapeuzinho e da Branca de Neve parecem ser bem interessantes por não ser uma coisa tão conto de fada da Disney cheia de mimimi's XD(pena, o Hugh Jackman ter recusado o papel do caçador na Branca de Neve =/ ).

    De algo mais romântico, esse 'Para sempre Cinderela' é muito legal, por ser uma coisa mais, digamos, com cara antiga, sei lá... nem precisava ser Cinderela que o filme daria certo.
    Tem um mais adolescente também com a Hilary Duff (A Nova Cinderela) que também é bem legalzinho :)



    :*

    ResponderExcluir
  4. AAAH, lembrei de mais um: 'Branca de Neve - O filme' (a Branca de Neve é a Lana do Smallville). Esse é beeem legal. Não lembro tudinho, pq faz tempo que não assisto, mas esse mostra um lado um pouco mais sombrio... principalmente em relação a madrasta e o pai da Branca (uma cena que tô lembrando aqui é uma numa sala dos espelhos, é foda, e pelo que me lembro ela é altamente importante pro entendimento da história)...

    Puutz, acho que vou baixar esse filme pra assistir agora XD

    :*

    ResponderExcluir
  5. hahaha curti o post.. assisti quase todos os filmes e gostei das adaptações

    ResponderExcluir
  6. Não gostei da idéia da adaptação da Chapéuzinho Vermelho(e a vovó?) e detestei a idéia de Kristen como Branca de Neve,Kristen é blasé e sexy demais para ser a fofíssima personagem...nao sei não.

    ResponderExcluir
  7. HAHA' olha eu aqui de novo! XD

    Aconteceu uma coisa, MUITA coincidência... fui pegar algum dos 500mil filmes que tenho baixados no pc e ainda não vi. Me deparo com 'A floresta negra'... nem lembrava quando tinha baixado isso e muito menos que filme era. Ok, vamos assistir... Eis que aparece o nome do filme em inglês 'Snow White: a tale of terror' :O

    Meeeeeu, deve ser a melhor adaptação da Branca de Neve! É muito sombrio! Digno da história original dos irmãos Grimm. Até os anões (que não são anões) são aterrorizantes (quer dizer... um deles não é... lalala... HUAUAHUHAUHUA') e a Lilli (a Branca de Neve da história) tbm não achaa.. safadinha ela XD

    Aconselho fortemente a assistir. É MUITO bom meeesmo :D

    ResponderExcluir
  8. Gosto mais do filme que a Drew Berrymore participa... :D Beijo

    ResponderExcluir
  9. Adoro essas adaptações, principalmente "Para sempre Cinderela" que não me canso de assistir toda vez que passa na televisão. Enrolados ainda não assisti, mas já me falaram que é muito legal! Também estou ansiosa pra o filme "A garota da capa vermelha" justamente porque quebra um pouco o clichê dos contos de fadas e por ser meio terrorzinho parece que será bem mais interessante, hehe.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Day! Seu cantinho tá hiper fofo. Adorei essa postagem dos contos! Beijo.

    ResponderExcluir
  12. legal ver os filmes, especialmente os contos, se recriando no cinema. Meu trabalho de conclusão de curso foi sobre os contos, por isso adoro.. nem sabia que estava saindo da chapeuzinho e branca de neve.. vou ficar de olho com certeza :)

    ResponderExcluir
  13. Acho que precisa de uma reinvenção
    Mas tudo isso pode ser arriscado
    Quando as pessoas gostam e se acostumam com o clichê!!

    hehe

    ResponderExcluir
  14. se você não tiver visto ainda e quiser ver o trabalho que fiz, está nesse post: http://larentis.blogspot.com/2010/12/monografia-ii.html

    quando você terminar o seu eu também vou querer ver :)
    uma coisa que meus prof me disseram, e que eu passo para você é que esse tema é muito atual e tem que ser valorizado, porque geralmente as pessoas sempre fazem sobre as mesmas coisas, e isso tem que mudar.
    Eu tenho bastante material sobre esse tema, porque já sabia o que fazer mesmo antes de entrar na facul.
    Tenho algumas propagandas de alguns personagens também que acabei nem usando, tipo pinóquio e tal.. se precisar é só falar :)

    ResponderExcluir
  15. Oi Mihh!
    Waleu pela dica, eu assisti e achei mt foda mesmo! A melhor versão, com certeza. Recomendo!

    ResponderExcluir
  16. Monique,
    Vou dar uma olhada.
    Adoro esse tema também!
    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  17. já estou seguindo o seu blog :D
    e te add no twitter :)

    ResponderExcluir
  18. Antes de ver o trailer achava que esse da chapeuzinho era de terror... mas não é, snif. Mesmo assim, talvez eu assista ^^

    ResponderExcluir
  19. Ahh, eu adoro todas as versões dessas historinhas em desenho, acho tão bonitinho..Mas quando vira filme nem sempre gosto, aliás, dificilmente gosto...rs...

    "Enrolados" eu adorei, achei fofo, mas é bem viajado...

    Essa "garota da capa vermelha" estou querendo assistir, mas pela sinopse que vc colocou acho q não será muito chapéuzinho vermelho né...Mas quem sabe está bom...

    Ah sim, o blog ficou super cute!! =]
    bjos!!

    ResponderExcluir
  20. Mudei o endereço:
    http://umcoracaodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. AAAH, que bom que gostou (:

    Deve ser uma das melhores versões mesmo *o*
    (é que tem tantas, né?! XD mas é, sem dúvida, a melhor que já assisti :D)

    ResponderExcluir

O que você achou deste Post?
Deixe sua opinião.
Obrigada pela sua visita!