Vontade de Deus?

Hoje vim falar de uma coisa que já penso há muito tempo, e que causa muita polêmica. Algo que nunca entendi muito bem, e quem sabe meus leitores tenham opiniões sobre isso: A tal vontade e o tempo de Deus.

Sinto uma coisa estranha quando alguém vem me dar conselhos e fala : "Se for a vontade de Deus",  ou "tudo ao tempo de Deus". Tipo, se a vontade de Deus for acontecer na minha vida quando eu tiver meus 67 anos, não vai me adiantar. Se Ele nos conhece e sabe das nossas necessidades, então como pode nos fazer/deixar sofrer tanto? Daí n'uma bela tarde de sol, quando você já perdeu as esperanças e já quase desistiu da vida, cablam! A vontade de Deus acontece!

Eu mesma já me peguei falando para alguém, que precisa esperar que Deus sabe o que faz , etc.. força do hábito, pois no fundo, eu nunca acreditei de verdade nisso. Fico mega puta da vida quando alguém esta na pior e só se culpa ou culpa alguém por isso. Daí um dia dá a volta por cima e quem recebe o mérito? Ele. Quando você é curado de uma doença, foi por conta da ciência, do médico, da ajuda da sua família? Não, claro que não, o mérito é exclusivo dEle.


Aí você esta na pior fase da sua vida e vem um desavisado e diz que Ele sabe o que faz... Juro que dá vontade de arrancar o pulmão da pessoa com as mãos! Acho estranho alguém realmente acreditar que TUDO acontece porque Deus quis.. Que pessoas sofrem e morrem todos os dias porque, Oh, o Criador quer assim.

Deixo bem claro que não sou cética. Apenas não sou fanática e sei que preciso tocar a minha vida, pois ficar sentada só esperando a vontade de Deus acontecer não dá. E não sabermos qual é essa vontade é o que mais me faz pensar que isso não faz sentido algum!

Creio que a pessoa responsável pelo meu sucesso e meu fracasso é apenas eu mesma! Não dá para ficar culpando alguém, ou sempre achando que Deus sabe o que é melhor pra você, se nem você mesmo sabe! É tipo efeito placebo, mas comigo não funciona, ok.

Acho que o certo é buscar o equilíbrio e o bom senso. Cansei de gente que defende seu ponto de vista, mas que não tem argumentos convincentes. Sempre joga a culpa na fé. É fácil falar de algo que apenas se acredita e não precisa de explicações. Mas eu sou REAL, minha vida é bem real, minhas necessidades, meus problemas são bem reais. Assim como as minhas alegrias também são, e geralmente as coisas boas e as conquistas que acontecem na minha vida não surgem simplesmente do nada, não "caem do céu", acontecem pois faço aconteceram, tem nome e sobrenome, são concretas.

Não entendo pessoas que pregam o amor incondicional de Deus, e ao mesmo tempo diz "Deus castiga" para tudo que você faz! Acreditei por muito tempo em um Deus que castiga, mas passar a vida achando que Ele é um adestrador que nos alfineta toda vez que não obedecemos suas ordens é loucura! Eu não creio em um ser superior cruel! Não faria sentido algum isso tudo, se for mesmo assim.

E essa ideia de merecimento é outra coisa que me irrita demais! Quando me dizem que talvez as coisas não acontecem da forma que imaginei para mim, pois não sou merecedora! Sei que sou merecedora de coisas boas! Alguém arrisca me provar que não sou?  E quem explica tanta gente ruim no mundo vivendo bem, e tanta gente boa no mundo sofrendo tanto? E quem explica a miséria, a fome? E quem explica um montão de coisas, não é mesmo? 

Então enquanto vivemos na dúvida, cada um com sua opinião, mesmo que eu não aceite a opinião de muita gente, procuro respeitá-las sempre, e essa é a minha opinião sobre o assunto. Falei.

Ps: Acho que ficou um pouco confuso, mas passei minha ideia.
Ps 2: Não estou afim de travar nenhuma discussão com ninguém sobre religião. Aliás, o assunto nem é esse. Qualquer problema, clique no link contato, no começo da página. :P

Curta a Fan Page do Penso aqui e me siga no @PetitDay !

15 comentários:

  1. Deus castiga é coisa das pessoas, pra mim ele não é um tirano, mas conhece o tempo na vida de quem busca algo nele, nós somos imediadistas, ele não, resta esperar ou não, depende de cada um.

    ResponderExcluir
  2. Deus não sabe a hora! Ele sabe quando vc mereçe ou não o que aconteçe na sua vida.
    Não adianta ficar parado só esperando, tem q agir e s efazer merecedor das coisas!

    http://coposcheiosdevodkaerocknroll.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Como muitos que me conhecem, sabem que sou uma agnostica quase atéia. E nao acho errado acreditar nisso ou naquilo, se faz bem...mas ao invés de usar a expressao "deixa que Deus castiga" prefiro "o mundo da voltas" porque ele dá mesmo. Coinscidentemente estou lendo o livro do maior ateu de todos tempos, Richard Dawkins, que eu nunca havia lido, mas já tinha escutado a fama de ele ser radical etc...ele nao é radical, ele só defende a idéia de que ir contra isso é tao normal quanto ir contra um político, ou outra coisa qualquer, mas que somos tão treinados a temer o terrível e nada paciente Deus do Antigo Testamento, que temos medo até de criticar. pelo que vejo vc é Deista, acredita que existe algo, alguem, mas que ele nao interfere na vida humana. Acho totalmente razoável, a gente é recrutado ao nascer, a seguir uma doutrina

    eu já escolhi a minha...a da liberdade de pensamento e opçao e decidir segundo o que penso ser o correto, nao o que um livro que ja foi reescrito mil vezes e que já virou telefone sem fio diz.
    Nao se ofenda quem acha o livro sagrado o maior de todos, tambem acho ele genial, porque ele é metaforicamente perfeito para todos momentos da vida. Mas eu nao o leio.

    Meu direito.
    bjs Day, e sim, seus méritos e deméritos sao só seus.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    :)

    Vejo Deus bem distante do que pregam dogmas, principalmente desses dogmas "xiitas", altamente inflexíveis, que desejam o controle absoluto da vida das pessoas.
    Claro que por trás sempre tem um motivo maior...além de controle, lucro...Sim, pq lucro interessa a todos, inclusive á igreja.

    Nenhuma escapa do comércio, sempre tem uma ou outra atividade que move dinheiro, pode observar.

    e uma infinidade de outras questões que ficaríamos aqui dias debatendo...

    Eu concebo Deus como algo maior que eu, e que também está em mim...
    AMOR puro e simples...

    Se Ele está em todo o lugar é porque em todo lugar há pessoas. Elas que transformam o mundo, suas vidas dependem delas...Concordo com vc.

    Acredito que o ser humano necessita de mistério, precisa saber que há algo maior que ele pq sem mistério a vida se torna sem sentido e "piramos"...
    e piramos de várias maneiras.

    Um ateu pode naum acreditar em Deus, mas ele naum está imune ao amor, que é uma forma de deus, pq ninguém vive só; todos precisamos de afeto, um dos outros, mesmo para coisas mais despercebidas como receber um sorriso, ou comprar um pão quentinho que alguém fez para você...
    mesmo os mais anti-sociais e difíceis de se lidar necessitam amor (afeto) e ele está presente na atividade humana, ás vezes nem percebido, como já disse.

    Deus para mim é isso, AMOR. E se pessoas crêem numa "vontade" de Deus, parto do principio que cada um se contruiu e se contrói de formas diferentes no mundo, portanto, cada um concebe as coisas como quer e acredita...

    As vezes por ingenuidade, ou automatismo, ou ignorância, ou conhecimento, ou fé...tantos motivos...

    Não tenho igreja, tenho fé. E ao contrário do que pregam os fanáticos, me sinto bem e em paz. Me sinto acolhida e amada pelo que sou, sem ninguém me apontar o que é certo ou errado.
    Sou livre pq sigo o que minha necessidade pede. ou seja, sigo meu coração, meu amor, meu Deus interior...

    Certo e errado pra quem? Aí, vão nos apresentar um argumento poderossímo, comprovado em muito de seus escritos cientificamente: a bíblia...
    Mas eu lhes digo, que cada religião a interpretou e a interpreta, que a traduziu e a traduz conforme as suas próprias linhas de pensamento. Se cruzarmos uma religião e outra, veremos que há impasses...Vejam só, impasses do mesmo livro!!
    Cada qual vai puxar para o seu lado, para o que acreditam e pregam...

    Se todos seguissem e PRATICASSEM apenas um único ensinamento dos muitos seus: "Ama teu próximo como a ti mesmo", não existiria tanta disputa e crenças inúteis...

    A vontade dEle é a sua vontade, desde que se saiba viver em coletividade, sem prejudicar os outros, a sua vontade é o que decide a sua vida.


    Abç

    :)

    ResponderExcluir
  5. Bom day penso assim, cada um tem sua opinião neh...mais a mesma mão que da carinho é a mesma mão que fere ?

    ResponderExcluir
  6. Também nunca entendi como um Deus tão misericordioso pode ser tão cruel. O ser humano é muito contraditório quando fala isso. Eu acredito que Deus seja um ser pacífico. Se ele nos deu o livre arbítrio, então não temos que esperar por ele mesmo, pois ele não interferirá nas nossas vidas. Nós temos que correr atrás e fazer por merecer e quem sabe no futuro podemos ganhar um bônus de Deus, mas nada acontece sem nossos atos envolvidos.

    ResponderExcluir
  7. Dayane, não tenha medo de tocar no assunto religiosidade. Lendo você hoje, deu vontade de escrever sobre o assunto em questão.

    Na tua idade eu me fazia muitas perguntas assim. Hoje me considero livre. Tanto que convivo com pessoas de diversas religiões.

    Alguém já disse: "Existem razões que a própria razão desconhece"

    Seus textos estão cada vez mais questionadores. E isso é muito bom. você escreve muito bem.

    ResponderExcluir
  8. Bem, eu acredito que não somos fantoches nas mãos de Deus, mas também não somos donos do nosso destino. Prova disso são as coisas estranhas, fatalidades que não eram pra acontecer, mas acontecem. A vida tem seu prórpio curso e isso é muito maior que nossas ações e desejos. Gosto de acreditar que o que é pra ser meu, será. Diminui a ansiedade e me ajuda a aproveitar melhor cada momento. Você deveria tentar! ^^

    ResponderExcluir
  9. Acho que cada um deve correr atrás do que crê, nãso esperar as coisas como vc disse 'cairem do céu". Não creio que na própria Bíblia diga isso, acho que é uma forma preguiçosa e mal interpretada, uma maneira de consolo, ainda que falha.
    Se uma coisa não ocorre como esperado, o jeito é tentar de novo... ou quantas vezes nossa consciência e vontade permitir.

    ResponderExcluir
  10. Olha, eu tbm já me fiz (e ainda me faço) questionamentos como esses seus...Não sei o q te dizer pois ainda não saquei exatamente como as coisas acontecem tbm, rs...Acho que no momento eu creio que Deus pode dar uma mãozinha, mas as coisas q acontecem na nossa vida são por mérito nosso, tanto coisas ruins como coisas boas, nós somos os responsáveis por isso...Acho q Deus está la sim, mas não acho q Ele se preocupa com cada coisinha do dia a dia de cada pessoa do planeta...se precisarmos, acho q essa força superior poderá nos dar um apoio espiritual sim, mas o q fazemos ou deixamos de fazer é com a gente...e não acho q Deus castiga ninguem não, se fosse assim, teria mta gente q Ele deixou impune por ai..hehehe...bom, é tudo meio misterioso..rs...
    bjos flor!

    ResponderExcluir
  11. “Uma alma sem mistério nem seria alma. Da mesma forma que um Deus compreensível não seria Deus.”

    (Mario Quintana)

    ResponderExcluir
  12. Menina que belas palavras*o*
    Nossa me identifiquei muito com seu blog !
    este é o meu
    http://sao-coisas-de-garotas.blogspot.com/
    bjoos. de sua NOVA seguidora ;]

    ResponderExcluir
  13. Nossa, Dai, faz taaaaaaaaanto tempo q eu nao passo aqui, tem um zilhao de coisas pra ler xD
    Vou começar por estes posts mais recentes.

    1) Claro q vc pode copiar a ideia do post de idiossincrsias, afinal eu tb copiei de outro lugar =)

    2)Sobre o post: Eu acredito e confio em Deus, mas nao é uma fé cega.
    Então, embora eu confie neste bom senso divino, nao acho q ele seja 100% responsavel, e sei q mt do q nos acontece, de bom ou ruim, é consequencia de coisas q nos mesmos fizemos. E boa parte deste tempo de Deus nada mais é q as reviravoltas naturais de uma vida q nao é nda facil

    ResponderExcluir
  14. Oi Day! :)
    Olha eu aqui novamente! Suas palavras de um texto muito bem escrito. Acho legal essa sua consciência crítica sobre o que você pensa. Falando à respeito disso eu vejo que Deus não quer que ficamos alí, esperando que "caiem do céu" tudo. Mais eu creio cegamente que independente de nossas escolhas ele vai sempre estar junto de nós lá. Em um determinado tempo. "Enquanto caminhamos ele age em nossas vidas".

    ResponderExcluir
  15. É algo complexo, pois a fé em Deus é como se fosse um poder paralelo e real...

    Acho que a vontade de Deus o pessoa usa como o vicio, pois para mim a vontade dele é que não pequemos e sejamos felizes, ai o resto, nós temos de batalhar para conseguir.

    Fique com Deus, menina Dayane Pereira.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

O que você achou deste Post?
Deixe sua opinião.
Obrigada pela sua visita!