Flash Mob e a Publicidade

Flash Mob (movimento relâmpago), é uma ação motivada por um grupo de pessoas que tem o intuito de promover ou protestar por algo. Sempre realizado em lugares de bastante movimento social, talvez os mais conhecidos por aqui são os realizados na Av. Paulista, alguns sem nenhum sentido, outros apenas por diversão, como o No Pants Day. A ação é geralmente combinada pela internet, onde é marcado um local, data e hora, é comum também o uso de determinados "sinais", como por exemplo, uma cor de roupa específica.

 Galera sensualizando no dia sem calças no metrô em SP

Um Flash Mob recente aconteceu na Suíça, em vários pontos da cidade grupos de pessoas caíram no chão, para protestar contra a criação de Usinas Núcleares no país. A ação tinha o intuito de simular o que causaria uma nuvem de radiação atômica.



Muito conhecidos também, são os FM realizados pelos protestantes do Greenpeace. O mais recente foi a simulação de morte coletiva realizada simultâneamente em SP, RJ e BA, em protesto contra os Reatores Nucleares exportados da França, para o Brasil.



Particularmente, o Flash Mob que eu vi e achei mais bacana, foi um Flash Mob Dance, realizado na Suécia por fãs do Michael Jackson, dias depois de sua morte. Conta-se que a coreografia de Beat it foi passado 30 minutos antes da reunião, onde ligaram um som super alto e começaram a dançar, contagiando todos que passavam pelo lugar.



Recentemente, um FM que ganhou o título de maior Flash Mob do mundo, seria apenas a abertura do novo programa da Oprah em Chicago, com um show da banda Black Eyed Peas, onde foram contratados 800 dançarinos, que por conta própria convidaram e repassaram a coreografia em diante, fazendo com que no dia marcado, comparececem mais de 21.000 dançarinos, que deixaram Oprah e a Banda surpresos e extasiados.



Os Flash Mob's podem ser realizados como forma de Publicidade, visto que tem o poder de alcançar um grande número de pessoas, que vai associar a marca/produto, á um evento divertido e único. Esse é o caso de quem viu o FM que foi feito para virar um comercial de TV, que promoveu o novo Tang pró.



Mas nem sempre o FM é um evento de sucesso, pois depende de diversos fatores para que dê certo. Um FM que não deu certo foi organizado por uma agência de Publicidade para o chocolate Twix, que prometia uma chuva de chocolate na Paulista no dia 30/05/2010. A agência passou semanas divulgando o evento pelo Twitter, Face, sites, enfim, um verdadeiro marketing viral, que pedia até para que levássemos guarda chuva, mas quem compareceu ao FM saiu de lá frustrado. Primeiro que o espaço que foi reservado para o evento não suportava a quantidade de pessoas que compareceram, não era para menos né, rede social + chocolate, não podia dar em outra coisa que não uma grande quantidade de pessoas. Segundo que, a chuva foi mais de papel picado do que de chocolate, o que causou revolta nas pessoas que pagaram mico com seus guarda chuva virados, e foram embora sem chocolate, e pela sujeira que ficou na Paulista... #fail



Gostou? Quer saber mais sobre FM e saber quais os próximos eventos Flash Mob no Brasil? Acessem o site: http://mobrasilnews.com
Para saber sobre as mobilizações sociais do Greenpeace, acesse o site oficial:http://www.greenpeace.org.
 

10 comentários:

  1. Quando as pessoas se mobilizam pra uma coisa tão boa e divertida quanto dançar ou protestar pacificamente vira uma coisa realmente linda e curiosa de se ver. Queria participar de uma coisa assim, a energia deve ser ótima! :) O que eu mais gostei foi do Michael também, mas a do Black Eyed Peas foi muito foda!

    ResponderExcluir
  2. Conheço sobre fm embora não sou ativista... Só participei do no pants desse ano.
    Certa vez em Toronto, presenciei um fm, pessoas no meio da praça colocaram um som e começaram a dançar, logo foi juntando uma galera louca, uma multidão se formou, todo mundo dançando, qundo a música acabou, o tiozinho do som foi embora, e cada um saiu pro seu canto.. kk achei aquilo irado. Lá fora é bem mais cumum e mais divertido que no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. A mobilização é muito importante. Hoje em dia, em especial os brasileiros, estão muito conformados e acomodados.
    Nenhum ideal é impossivel, quando todos (a maioria, o povo) lutam lado a lado!

    ResponderExcluir
  4. Conheci isso nessa semana, casualmente, vi em um site. ;)

    Beijos.

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  5. Eu não estava a par do assunto, rs, mas achei bem interessante...legal =P

    ResponderExcluir
  6. puxa achei legal... é um sentimento de coletividade bacana esse. li tudinho com muito interesse. adoraria participar de um... *.*

    http://terza-rima.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Day: podiam fazer um Flash mob de todos brasileiros e anularem o voto todos ao mesmo tempo ate aparecer alguem de ficha limpa, né?
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto disso, acho importantes as pessoas mostrarem suas opiniões com boas ideias. *-*

    http://coposcheiosdevodkaerocknroll.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Interessante, tava por fora, quer dizer, já vi uns na TV, mas nada que fosse além disso... gostei mesmo do primeiro vídeo!

    ResponderExcluir
  10. Adoreei vi todos os videos *-* sou aapixonada por Flash Mob e faz tempo tenho a vontade de organizar um aqui na minha pacata cidade KKK, parabéns pelo blog, toh seguindo

    ResponderExcluir

O que você achou deste Post?
Deixe sua opinião.
Obrigada pela sua visita!