Sorria: Você esta sendo Manipulado





Mais uma novela chega ao fim. Mais mocinhos que se dão bem, vilões que se fodem, casamentos, mortos que retornam. Ao menos dessa vez a vilã conseguiu fugir. Adoro vilões que são dão bem! Pena que a Naza morreu! Mas foi com dignidade, foi cinemátográfico! Eu assistia aquela novela (confesso) em sua primeira exibição e no meu íntimo torcia pela Diva Naza! Mas, de acordo com notícias colhidas via msn (minha vizinha noveleira), a Ivone fugiu da cadeia! Tomara que fuja para um lugar bem longe da India, e aplique golpes milhonários em seus amantes!!
E os finais felizes? Como detesto finais felizes. Casamentos, festas na piscina, fogos de artifício. E ainda pregam a retratação da realidade, mas nem toda realidade (nenhuma), acaba com final feliz e show da Betânia.

Mas, voltando ao foco, que nesse momento é uma crítica a influência da novela, embora eu não seja nenhuma crítica de nada. Para mim, o que há de bom na novela, é o último dia. É saber que acabou e quem sabe só daqui á uns 5 anos é que retornará, no vale a pena ver denovo. Me irrita ver as pessoas, a sociedade em geral se deixar influênciar por novelas. Pura falta de personalidade. Sempre que a mocinha veste algo diferente, no dia seguinte, lojas de grifes como calçadão do Largo Treze, ou Largo da Batata, já estão liquidando as últimas peças. E não só os camelôs não, lojas muito populares de moda também. E os acessórios então. Mas não há nada que me irrite mais do que os bordões! Como disse minha professora, se você acha que falar Arê Baba é a coisa mais linda do mundo, e que não há nada de mais nisso, imagine então, quanto você esta sendo influênciado diariamente, sem perceber.
A novela no geral, padroniza os valores, as ideologias, e isso nem sempre é bom. Tradições são perdidas. Incorporação da cultura alheia. Distorção da realidade. Cultura de massa. Protagonistas sempre brancos e negros em posição de inferioridade (racismo velado). E falando nisso, ô povinho que mal sabe falar o português corretamente, quer se meter a falar indiano?!?!
Mas há também o uso da teledramartugia como forma de entretenimento. Afinal, os mais desfavorecidos intelectualmente, veem na novela a sua diversão ao final do dia. Se veem retratados em personagens, se identificam com eles. Entram na trama. Falo assim, pois quero dizer, pessoas que não possuem valores culturais, ou seja, a novela das 8hs é tudo que há. Há pessoas que são viciadas em novelas, conheço algumas, mas que não mudam seus costumes por isso. Não seguem a massa. Não deixam de ler ou ver um filme, ou uma série em detrimento da novela. Não é o caso da minha mãe e minha vizinha, rs
Há que se aproveitar o conhecimento que a novela nos traz. O conhecimento, vejam bem, e não a alienação eminente e esperada pela diabólica Rede Bobo de Manipulação. Mas o que é o Taj Mahal mesmo?




Taj Mahal, localizado em Agra, Índia.


A Índia, por outros caminhos. O que a Globo não mostrou

Agora que a novela acabou, vem outra por ai, e eu tenho é medo. O que será que a Taís Araujo vai vestir? Que bandinha vai ter sua musica na trilha? Que bordão será usado? Que tema pseudo-polêmico será a bola da vez? Que nova cultura o Brasileiro vai adotar como padrão de vida?
E você que comprou aquela batinha indiana liiindaa, agora que acabou a novela, o que fazer com ela? Afinal, caiu de moda neh?






Curta a Fan Page do Penso aqui e me siga no @PetitDay !

39 comentários:

  1. Como eu sempre digo, tenho medo da rede globo... Acho uma formadora de opnião perigosa, e falando na temática, novela, só mesmo os paises latinos que se influenciam por elas, imagina se o tio Sam, ou um pais europeu qualquer, adereria(vixii) a moda de uma novela do Brasil. nunca, o patriotismo em primeiro lugar
    O mal do Brasil, é o brasileiro

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Nossa Day, vc é chatinha.. RsRss
    eu vejo novela mas nao acho um vicio. Nao comprei blusa indiana. Isspo que vc falou é uma verdade pois agora com a nova novela da globo, uma nova moda sera ditada, e 70% da população, como um bom alienado que é ira adeir. lamentavel

    ResponderExcluir
  4. Dayane, eu só vejo o último capítulo das novelas. Lá se resume todos 300 anteriores, e se chega a conclusão de: como pode o último capítulo ser pior que toda novela? Eu não parei de profanar "rídiculo", todas 2 hs.
    Sabe, minha irmã é professora de dança Clássica Indiana, a mais de 10 anos. Já foi pra Índia 4 vezes. Ela e meu cunhado ficavam boquiabertos, pois conhecem o país inteiro, e se questionavam, como lugares tão difernetes , na novela, apareciam como se fosse a mesma cidade. Este negócio de castas é só nas cidades do interior, pois as maiores metrópoles indianas, já buscam aceleração econõmica e modernidade.
    E as danças? Sei de ver minha irmã dançar, nem de longe se parece com aquilo ali.
    Agora falando das influências, eu tenho um post que falo do meu horror a televisão. Passei 10 dias no hospital e não liguei a televisão nenhuma única vez. Eu me irrito. Por causa dela as pessoas se frustram tanto com a vida, porque elas sonham que se se vestirem como os personagens, ou tentarem agir como eles, terão uma história de amor ou profissinal parecida. Só se pode ter a depressão como a doença mais disseminada na sociedade mesmo. A busca de algo que só a ficção e os comerciais de margarinas oferecem.

    Amei o post...escreva mais, senti falta de lê-los.

    ResponderExcluir
  5. Ah um exemplo clássico, mais ou menos o que eu queria retratar. Quem conhece a índia de verdade, e não somente pelo ponto de vista global. Esse é que é o problema, a manipulação para que acreditemos em um conto de fadas, mas a realidade é bem diferente. Infelismente as pessoas não sabem isso, nao ao menos "deduzem", e tomam tudo que assistem como verdade absoluta.

    ResponderExcluir
  6. Só vou falar da NAZA! Grande diva! Só reassisti a novela por ela! Ela merece cinema clássico e não novelas baratas!

    Grande personagem! :)

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca gostei de novela e não assisto a globo a secúlos por ter uma grade de programação muito repetitiva, concordo com o post
    não mostraram realmente o que é a India, só mostraram uma India onde
    todos falam português e tudo é alegre
    e feliz "Maldita Emissora"!!!

    ResponderExcluir
  8. báh, ÓTIMO POST! tá de parabéns mesmo!

    ResponderExcluir
  9. Ei nao fala mal da minha novela nao! shisuahasuhh
    Ainda bem que inventaram o cinema, ja pensou viver so de novelas? E não é só a globo não, são todas as emissoras, mas sendo que a globo é o pior dos piores veículos de comunicação. Usam para beneficio p´roprio somente. E os mutantes, uma cópia mal feita de Supernatural

    ResponderExcluir
  10. Otimo texto parabens.
    eu vi aqui para ver sua opnião que até vc leu meu post falando sobre o ultimo capitulo de caminho das índias...
    coloquei até uma resposta para você www.gavrielalon.wordpress.com bjão

    ResponderExcluir
  11. eu nem assisto essa novela ,mas o ultimo capitulo foi uma porcaria.

    nessa novela a india é um pais extremamente rico.
    moram todos em mansões.
    vão e voltam da india pro brasil,do brasil a india.sem falar de dubai

    ResponderExcluir
  12. Realmente a Naza é irresistível. Perfeita. A globo cria personagens feras demais. Eu, particularmente, detesto novelas, mas amo os personagens e as atuações. Mas a novela em si é bem da maneira como retrataste. Gordas são manipuladas a seguir modas em que só as magérrimas ficam belas e a gente tem de andar de olhos fechados pelas ruas, rsrsrs. A as expressões então. Nessa ultima novela tudo virou um hare baba. Vamos criar expressões pra vender? rs

    ResponderExcluir
  13. A programação da Globo caiu muito de qualidade, já faz tempo.
    Na ânsia de brigar pela audiência, foi preciso 'emburrecer' as temáticas, e gerar conteúdo facilmente digerível pela massa.
    Graças a Deus, existem outras mídias, livros, revistas.
    Pena que a maioria prefira se hipnoidiotizar na frente da TV, além de repetir comportamentos e copiar estilos.
    Ótimo post, acidez na medida.

    ResponderExcluir
  14. Cabe a nós telespectadores discernir o que é alienação ou não, e não deixar ser manipulado e influenciado pela mídia.
    A globo mostrou uma Índia Limpinha, também grande parte da novela foi gravada no cenário feito no Brasil.
    Pasmem a novela custou mais de 400 mil reais por capitulo.

    http://arthurmelo92.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Eu até entendo sua crítica, o seu ponto de vista. Mas, veja bem. Não dá para generalizar.
    Sobre a novela ter mostrado só um pouco da cultura da Índia, qual o problema? Pelo menos tem gente que sabe um pouco mais do mundo, por causa de uma novela, que seja. É, de certa forma, uma forma de aprendizado.
    E acho que mesmo essa manipulação da Rede Globo, essa influência, não é de todo má. Só é influenciado quem se deixa influenciar, quem tem coragem de sentar o bumbum no sofá para assistir. Mesmo essa influência tem a sua beleza.
    A maior prova de que a obra do artista é boa, de sucesso, é o reflexo no povo, na grande massa.

    Concordo que deixaram de mostrar o outro lado da Índia. Seria até um ponto alto na novela, quem sabe?
    Eu, particularmente, não assisto as novelas porque trabalho à noite.
    Mas... sabe? Deixemos que os brasileiros se divirtam assistindo. Se isso lhes proporciona algumas horas de diversão, qual o problema?
    E não são só os brasileiros. São os descendentes de japoneses, lá no Japão, que compram a novela em capítulos de DVD, são os angolanos que se juntam em bem mais de 5o, 100 pessoas para assistir numa única mini-televisão, o pessoal de Portugal, entre outros. E choram junto, e riem junto.


    Gostei do blog.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. A tv é mt educativa, sempre que a ligam em casa, eu vou pro quarto ler um livro..
    O problema todo é o que a massa gosta, ja reparou que tudo que a grande massa gosta nao presta? Como o funk, o pagode, e novelas. Isso aliena mesmo, e mesmo sem perceber. A gente tenta nao se deixar levar, e qunado percebe ja esta na moda aquilo que a novela passou as pessoas estao escutando em suas casas e seus carros, "vc nao vale nada mas eu gosto de vc", e dai pra pior. E se vc nao esta nesse meio, vc é taxado de desinformado.

    COntinue com suas ideologias e opniões sempre, sem se deixar levar pelo povão, nao confie em nada que tem audiencia no brasil e em bandas que vendem mais de 100000 de cópias no brasil. Geralmente é pq nao presta

    adorei o texto, falou tudo e mais

    ResponderExcluir
  17. Realmente, você está certa e eu concordo com tudo isso. Mas nunca perco um último capítulo de novela das 8! Pura hipocrisia, eu sei.

    ResponderExcluir
  18. Não assisto teve, mto menos novelas, não assisti Caminho das Índias e nem saberia dizer quem é essa vilã de quem falou "Naza" rs.

    Concordo com o seu ponto de vista, mtos se deixam influenciar, manipular e como disse o "Metal Mind" hipnoidiotizar ( gostei do neologismo rs), a TV e principalmente a Rede Globo com suas novelas temáticas acabam por definir bordões, "moda", "beleza" e por aí vai. Depende de cada um discernir o que acha certo ou não e é claro não se deixar levar pelos supostos padrões de beleza, moda, cultura ( parcial ) e etc.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. A televisão tem o poder de manipular as pessoas , ditando moda, ditando o que é bonito e o que é feio, e o telespectador fica hipnotizado e esquece que o mundo não está ali dentro daquela caixinha.
    Muito bom seu post, esse é um dos assuntos que eu mais gosto de escrever.
    Beijo :*

    ResponderExcluir
  21. eu não vejo novela.
    mas aqui em casa a mae e minhas irmas não saem da frentge da tv, então a gente fica sabendo de tudo,
    felizmente acabou essa "hare bosta"
    novela sem noção, sem graça, igual as muitas que a globo sempre faz, co os mesmos finais previsíveis.

    nada como a eterna pergunta, quem matou odete heutmann, ou as outras obras primas que a globo produziu a décadas atrás.
    as de hoje estão tudo sem criatividade, a mesmice tomou conta da tv.

    ResponderExcluir
  22. a televisão como sempre teve a formação de opinião sobre tudo...principalmente a globo -.-..
    desde eleição de color ao inpechman do mesmo...sei la...nao curto tb

    ResponderExcluir
  23. é que foram as mais pedidas e tal.
    mas to pra faze uma com classicos, tipo nirvana, perl jam, metallica =)
    bju

    ResponderExcluir
  24. poxa,muito bom seu post !
    isso que eu gosto de ver !
    eu tenho esse blog de humor agora,mas meu oficial é:
    www.dreadpersona.blogspot
    lá eu esculacho com todas as convenções modernas.
    já assistiu "muito além de cidadão kayne ?" to doido pra ver isso...
    beijo

    ResponderExcluir
  25. é incrivel como se pode manipular a todos com a televisão, ao menos, todos que se deixão manipular

    ...mas é isso, uma novela nova, trama nova, modas novas..
    e assim segue o ciclo..
    é a vida x.x

    alias, ótimo blog :]

    ResponderExcluir
  26. já não assisto mesmo, e com essa novela quem passou foi que não tive vontade HAUSHUSHUS'
    mais muito interessante seu post, fala tudo mesmo, e adorei o blog, to seguindo oks ?

    passa lá:
    http://aprinceinwonderland.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. É, Dayane... Considero lastimável a postura de negligência que a TV aberta adquire. Não sintonizo no canal, não gosto e só assisto quando passam bons filmes.
    'Hipnose coletiva' talvez seja o nome mais adequado para o 'novelismo'.

    Abraços
    www.lizziepohlmann.com

    ResponderExcluir
  28. Tem selo pra você no meu blog :)

    ResponderExcluir
  29. Choque de realidade... Disse tudo!
    Não é de hoje que se denuncia a "Grobo". Só não ver, quem não quer.

    Obrigada por comentar em meu blog.
    ;*

    ResponderExcluir
  30. Nem assisti a Novela , e a rede Globo manipula muito !

    ResponderExcluir
  31. Já comentei aqui!
    Em todo caso, obrigada por estar me seguindo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  32. eu concordo com algumas críticas em relação à má influência da tv em geral, mas desculpa, não sei se dá pra ser tão radical.
    os romanos defendiam o "pão e circo", pq a gente tem que negar um besteirol de vez em quando? além do mais, por mais que não seja com a melhor das intenções muitas vezes, as novelas hoje em dia estão trazendo debates legais de serem discutidos, mesmo que por enquanto, superficialmente. no passado eram só beijinhos e traições, hoje já tem algo a mais.

    ResponderExcluir
  33. Adoreeeeeeeeei o blog!Não somente a globo, mas a televisão brasileira hoje está um caos!Eu não perco meu tempo na frente da televisão, sou capaz de ter um regresso mental!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  34. Rede Globo tô fora....
    Novela tô fora....
    Salvam-se os esportes e jornal ...
    t+
    www.ciadosbotecos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Eu assisto quase nada da TV
    E o que assisto são coisas não manipuláveis, apenas prazerosas.
    Odeio novelas e acho que a Globo qdo faz novelas, faz no molde que o povo quer. Existe toda uma psicologia pra captar as pessoas e fazê-las escravas dela. Sem exagero (embora o termo seja extremo)
    Ela nunca vai fazer uma novela querendo realmente mostrar a realidade dura que as fotos que vc postou mostra.
    Isso não traz ibope. E novela é negócio, dinheiro acima de tudo. Há certas mensagens até que eles tentam passar em um momento ou outro. Mas isso é uma grama no meio do peso todo dela. O que importa eh formar frases clichês, moldar personalidades a se seguir e ter cenas bem picantes com as gostosonas. Tudo numa intensa ficção que as pessoas acabam trazendo pra suas vidas...
    Sou muito mais os Simpsons! huehuehuehuee
    beijossss Daay

    ResponderExcluir
  36. Eu acho que parei de ver novela quando terminou o clone, até que gostei dela, mas vamos aos assunto, eu sei que a globo é isso é aquilo manipula grande parte da população, mas se não fosse ela, seria outra por exemplo record, band tanto faz, creio que a novela é o mesmo que futebol para homens, uma forma de entretenimento, a pessoa é manipulada se quiser, a tv nunca deu conhecimento mesmo, ela repassa a informação e nós que definimos como ela ser "digerida" assim se forma o conhecimento, mas é assim nósvivemos em são paulo, temos 1000 coisas para fazer, em qualquer dia a noite, e ainda assim muita gente sente pra ver novela, imagina no interior do amapá, 21:00 o que fazer? bóra ver novela! é uma coisa de costume, se fossem acostumados desde cedo a ler um livro a noite, hoje estariam lendo livros e não vendo as novelas, eu já prefiro os bares ou nietzsche no horário da novela =D

    gostei do texto!! Bjão bom domingo

    ResponderExcluir
  37. *aos assunto não, ao assunto! rs

    ResponderExcluir
  38. Um filme pra mostrar o outro lado - e mais verdadeiro - da Índia: "Quem quer ser um milionário"

    Não gosto de novaela, não vejo, não gosto de moda, não sigo,...

    Mas há de se pensar nisso... alguns conseguem fugir da influência de massa, mas são influênciados de outras formas; ninguém foge das influências

    obs: eu sempre queria que os viloes ficassem bem nos desenhos, filmes e novelas (cheguei a ver algumas), e eles sempre se davam mal. Mas quando raramente eu queria um final feliz, tudo acabava mal kkk

    ResponderExcluir
  39. Realmente é incrível o poder exacerbado da mídia no país.
    Impressionante como ela hipnotiza e mobiliza tanta gente a troco de nada.
    Politicamente nossa população está abaixo de zero. Agora, se for para participar de micaretas, realitys shows e outras baboseiras. Estão todos dentros.

    Mas como diria Lima Barreto: O Brasil não tem povo, tem público.

    ResponderExcluir

O que você achou deste Post?
Deixe sua opinião.
Obrigada pela sua visita!