Mais que Saudade- Nostalgia

A Lista

Faça uma lista de grandes amigos,
Quem você mais via há dez anos atrás...
Quantos você ainda vê todo dia?
Quantos você já não encontra mais?
Faça uma lista dos sonhos que tinha...
Quantos você desistiu de sonhar?
Quantos amores jurados pra sempre...
Quantos você conseguiu preservar?
Onde você ainda se reconhece,na foto passada ou no espelho de agora?
Hoje é do jeito que achou que seria?
Quantos amigos você jogou fora...
Quantos mistérios que você sondava, quantos você conseguiu entender?
Quantos defeitos sanados com o tempo,era o melhor que havia em você?
Quantas mentiras você condenava, quantas você teve que cometer?
Quantas canções que você não cantava, hoje assobia pra sobreviver...
Quantos segredos que você guardava,hoje são bobos ninguém quer saber...
Quantas pessoas que você amava, hoje acredita e amam você?

Oswaldo Montenegro

Essa letra eu não conhecia até recebê-la por email de um amigo, ontem. E chegou em um momento oportuno, em que estava refletindo exatamente sobre isso. Quantas amizades deixadas para trás, e há pouco percebi que são as mais importantes. Quantos planos, planos de morar sozinhos, de batizar os filhos, de casar na praia ou no campo, de fazer um mochilão pela Europa. Planos esquecidos, amigos perdidos.

Mas os tempos são outros, responsabilidades nos separam. Nada pode ser igual a gente planejava. Quantos intervalos perdidos na biblioteca da escola, na cantina e sentados no chão do pátio, quantas canções ao violão. Quantos passeios ao Playcenter, quantas sessões de cinema no sábado a tarde. Quantos Dvd's na sala de casa, fotos, pipoca e coca-cola. Quantos Cds trocados e muitos nunca devolvidos, né Bruno. Quantas aulas da Microlins cabuladas pelos barzinhos de St Amaro.

Agora começo a entender como o Eduardo Marciano (do livro, O Encontro Marcado- Fernando Sabino), se sentia. Achava que não ia deixar que acontecesse como ele. Mas é assim mesmo Eduardo, é como você disse que seria. Mas eu não marquei hora e data para retornar. A escola ainda está lá, os velhos amigos estão vivendo suas vidas, e a gente esqueceu de marcar um dia para voltar.

"Vamos lá tudo bem, Eu só quero me divertir, Esquecer desta noite, Ter um lugar legal pra ir. Já entregamos o alvo e a artilharia, Comparamos nossas vidas, Esperamos que um dia nossas vidas possam se encontrar.." Teatro dos Vampiros- Legião Urbana.

Por Dayane Pereira

29 comentários:

  1. É verdade... a vida é mesmo assim... acredito que seja uma maneira da própria vida "filtrar" e deixar permanecer apenas aqueles que são amigos de verdade, pois amizade verdadeira não reconhece nem tempo, nem espaço.
    Ótima referência ter lembrado de "Encontro Marcado". Fernando Sabino é realmente demais. Acrescento a minha passagem favorita deste livro:

    "De tudo ficaram três coisas...
    A certeza de que estamos começando...
    A certeza de que é preciso continuar...
    A certeza de que podemos ser interrompidos
    antes de terminar...
    Façamos da interrupção um caminho novo...
    Da queda, um passo de dança...
    Do medo, uma escada...
    Do sonho, uma ponte...
    Da procura, um encontro!
    Fernando Sabino

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoooosa a postagem! Disse tudo, já conhecia essa música há algum tempo e toda vez que ouço paro pra refletir.
    Li seu post sobre novelas... concordo totalmente com vc e acho a coisa mais breeega e sem cultura esse povo que sai falando bordão por ai, gente mais sem criatividade! ARE BABA! aaaaah, tenho raiva desse bordão.. hauhaua


    Bjuuus obrigada por me seguir..

    ResponderExcluir
  3. Tudo muda, o tempo todo...♫

    Realmente, as coisas mudam constantemente, talvez essa seja a graça.
    É ter o que lembrar com saudade, é querer de novo e talvez não poder ter, mas sempre ter aquele gostinho na boca do doce que um dia teve e que fará de tudo para que não se perca - pelo menos a lembrança é um consolo quando não se pode reviver os momentos passados.
    Aliás, depende da lembrança...
    Ai, como eu sou confusa! Hehehe.

    Adoooro Legião Urbana.
    Tô lendo O encontro marcado, do Fernando Sabino.
    Eduardo me revela em seus devaneios e 'encontros'.
    Ah, e adorei seu post.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. O importante é viver o hoje, curtindo cada momento...
    Pq o que mais vale e o que é de verdade vai ficar naturalmente.
    E nas mudanças, a gente vai se adaptar
    É um ciclo constante
    Importante que não há mudanças só pro mal. Pro bem tbm há. As vzs vc percebe isso quando tudo já aconteceu...
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. È VERDADE DAYANE: O TEMPO NOS SEPARA DE TANTAS COISAS...MAS ACHO QUE O QUE MAIS NOS SEPARA DAS COISAS SÃO COISAS FORA DO CONTROLE MESMO...AFINAL O AMBIENTE E NOSSAS ESCOLHAS IMEDIATAS NOS FORÇAM A TOMAR CAMINHOS NÃO PLANEJADOS...E GERALMENTE ESTE CAMINHO DIVERGE DO QUE TINHA SIDO ESCOLHIDO!!! cOMO TER DUAS ESTRADAS NA FRENTE , COM SENTIDOS OPOSTOS: UMA TE LEVA DE ENCONTRO AO SONHO, MAS TENS Q PASSAR POR UM TORNADO PRA ENCONTRAR SEU FIM, NA OUTRA, NÃO SABE O QUE VAI ENCONTRAR, MAS VAI TER SEGURANÇA...COMO SEMPRE, CULPO O MEDO...

    UM GRANDE BEIJO

    ResponderExcluir
  6. Música lindíssima...
    Olha, eu sofri por algo tempo tentando manter velhas amizades, velhos hábitos. Com o tempo aprendemos que as coisas vão embora, e nada podemos fazer.
    Continuamos a amar nossos amigos, mas eles mudam e nós também. Ganhamos novos gostos, novas ideias, um tanto diferente dos novos hábitos do velhos amigos. O que podemos fazer é guardar no coração os velhos amigos, marcar um desses encontros raros, e aproveitar bastante as amizades atuias, porque uma hora eles também vão embora.

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia a letra, fara parte do meu repertório! mas flando nisso, outro dia consegui(com muito esforço) reencontrar o pessoal que estudou comigo, tinha pessoas que não via à 10 anos, imagina 10 anos, pessoas totalmente diferentes, sabe aquele pessoas que brincavam de pega-pega contigo, época que odiava meninas, tudo muito bom, lembranças que moldou minha forma de pensar e agir como sou hoje, mas eu mantenho amizades que já duram pelo menos 15 anos, e eu faço de tudo pra manter assim, como um amigo meu, que foi viajar por 2 anos, o único contato que tive com ele foi por cartas, sem e-mail nada, voltou e "proseamos" horas rsrs, tem muita gente que ainda vai me acompanhar muito tempo, rs
    De fato os tempos mudaram, tenho um texto do ano passado, que minha vida não seria dentro de um escritório, trabalhando, dizia que eu queria outra coisa, conhecer o mundo, e onde estou agora? escritório...
    Mochilão? Bom saber que vc conhece essa "cultura" eu tbm sou, já fui pra alguns lugares do brasil, e fora do brasil, mas ruim é quando achamos que planos são sinônimos de nunca, vai planejando que um dia vai! eu to planejando ir pra pra europa, mais especificamente leste europeu no inicio ou meio do ano que vem! e 2011 caminho de santiago de compostela!

    PS: Será que já nos esbarramos?? eu conheço todos os lugares que vc fala, moema quase todos os bares rsrs, sto amaro conheço absolutamente tudo ali, rsrs


    Bão já escrevi demais rsrs, Bjo

    ResponderExcluir
  8. Acho que isso acontece com todo mundo.
    Mas falando da tal lista, fiz uma pequena lista aqui...
    Mas vale a pena apenas falar da parte dos amigos, apenas UM eu vejo regularmente..é foda!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olha Day, algumas coisas mudam mas outras a gente ve que não mudam nunca. Mas fato é que as pessoas sempre mudam, seja o jeito de ser, de agir, pensar, mas o sentimento quando verdadeiro não muda. As mudanças e caminhos da vida, nos afastam, a verdadeira amizade fica pra sempre, não se acaba, mas é preciso paciência para entender. Quando eu vim pra campinas foi horrível me adaptar, sem ninguém, mas agora tiro de letra, e posso ir para qualquer lugar, que sei que vou suportar, mesmo a solidão. E aqueles amigos que são reais permenecem até hoje, como vc por exemplo. Nossa amizade não mudou, mas se fortaleceu com a distância. E assim como muitos outros, e váriso que eu achava que seriam amigos para sempre, que não vejo mais, perdi o contato.
    São coisas da vida

    ResponderExcluir
  10. uhahua
    caramba, otima escolha.
    Adoro..
    A vida é mesmo por ai..
    Viva e verás,.

    parabéns pelo blog

    Esperamos sua visita
    www.nos4.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Eu mesmo sinto muitas saudades da época que me juntava com o meu grupinho lá na escola e falavamos mil besteiras, rindo despreocupados. ma o tempo passou, alguns casaram, tiveram filhos, tomaram outro rumo, e infelizmente não somos mais tão unidos como antigamente, mas nunca vou tirá-los do meu coração. Pois essa foi a melhor até hoje da minha vida, amo muito eles.

    ResponderExcluir
  12. Nossa que profundoo!!!Gosteei muito,por acaso é uma letra de música?

    beijoss!!

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia também essa letra, adorei. beijos

    ResponderExcluir
  14. Muito bom, vc explaou muito bem a cerca do tema amigo

    O príncipe bêbado e a plebeia equilibrista – Um encontro marcado
    Olá!
    Acabo de postar no meu blog o texto Fábula
    Para acessar o texto o link direto é
    http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/2009/09/o-principe-bebado-e-plebeia.html
    Cemitério das Palavras Perdidas
    http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Tempo que foi bom demais Day, tb sinto falta. Tantas coisas, como os cinemas, as músicas, os passeios, sorvetes e beijo na boca rsrs. Inesquecivel, todos daquela época são, mas... acho que crescemos né e esquecemos de coisas importantes, os amigos, espero que isso possa ser recuperado. COmpartilho da sua nostalgia
    bjo

    ResponderExcluir
  16. Olha essa letra!!!

    Nada Será Como Antes

    Eu já estou com o pé nessa estrada
    Qualquer dia a gente se vê
    Sei que nada será como antes amanhã

    Que notícias me dão dos amigos?
    Que notícias me dão de você?
    Sei que nada será como está, amanhã ou depois de amanhã
    Resistindo na boca da noite um gosto de sol

    Num domingo qualquer, qualquer hora
    Ventania em qualquer direção
    Sei que nada será como antes, amanhã

    Que notícias me dão dos amigos?
    Que notícias me dão de você?
    Sei que nada será como está, amanhã ou depois de amanhã
    Resistindo na boca da noite um gosto de sol

    ResponderExcluir
  17. Dayane, eu adorei seu post... realmente as coisas são assim... passageiras.... mas a vida é uma icógnita, nunca sabemos oq e quando irá acontecer algo para mudá-la... quando achamos que sabemos todas as respostas, a vida muda as perguntas!

    adorei seu post!!!

    http://pequenab.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Por um acaso (ou não) também recebi esse email. O.o
    Nos espanta e nos faz refletir.
    Ótimo post!

    "Quantos defeitos sanados com o tempo,era o melhor que havia em você?" E eu ainda respondo: muitos!

    ;*

    ResponderExcluir
  19. poxa legal esse poema, texto, enfim, nunca fui bom de definições, apesar de em muitas coisas eu não concordar por questões de filoofia, um ponto é interessantissimo:
    "Quantas mentiras você condenava, quantas você teve que cometer?"

    Se pararmos pra lembrar o tanto de atitudes dos "adultos" que nós condenavamos quando eramos mais jovens, e que hoje em dia usamos também. Mas enfim, o tempo não para.

    ResponderExcluir
  20. Gostei tanto que até baixei :D beijos

    ResponderExcluir
  21. Linda musica !!!
    legal mesmo , parabens seu blog tá otimo !!!

    http://akigarotas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Nada como curtir uma boa e velha nostalgia, o saudosismo, a deprê, tbm a mágoa por tudo aquilo que um dia juramos e alegamos serem nossos objetivos e motivos de alegria.
    Amei o texto e retrata um fato, sempre acabamos por tomar decisões questionáveis e algum dia elas sempre voltam, juntamente com a angústia que é o sentimento da incerteza e do arrependimento.

    ResponderExcluir
  23. Amigos são aqueles que estão sempre ao nosso lado, e não sempre do nosso lado.
    listas eu gosto muito delas.

    ResponderExcluir
  24. Nada melhor na vida do que os bons amigos sem duvida

    ResponderExcluir
  25. é muito dificil conseguir presevar as antigas amizades tudo muda pessoas mudam dos meus amigos de infacia hoje so tenhu 5


    a musica Teatro dos vampiros muito boa Legião Urbana pra sempre

    ResponderExcluir
  26. Só depois que o tempo passa, levando quem a gente gosta, trocando os planos pela realidade é que percebemos o quanto perdemos =\
    ______
    http://planetabandonado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Adoro essa música do Oswaldo!

    ResponderExcluir
  28. aaahhhh!!!! Eu odeio essa música!!!!

    ResponderExcluir

O que você achou deste Post?
Deixe sua opinião.
Obrigada pela sua visita!